O presidente da Câmara de Nelas, Borges da Silva, explicou que estes apoios foram pensados para "combater algumas lacunas que existiam um pouco por todo o concelho, ajudando na realização de pequenas obras em habitação ou reduzindo a fatura da água, que inclui também saneamento e resíduos".

"Contamos apoiar, ao longo do ano, cerca de três dezenas de candidaturas para obras na habitação e cerca de uma centena de famílias nos tarifários especiais", referiu.

O regulamento de atribuição de apoio a estratos sociais desfavorecidos do concelho de Nelas, em matéria de apoio em obras na habitação e tarifários especiais de água, saneamento e resíduos, foi publicado na quinta-feira em Diário da República.

"Temos muita gente que vive na casa que sempre teve e que não pretende ser institucionalizada, como desejamos que não seja. Por vezes, precisam de pequenos arranjos, num telhado, na casa de banho, numa parede ou em acessibilidades, que agora poderão candidatar a este apoio", justificou.

Borges da Silva revelou que desde o verão passado, altura em que o regulamento foi aprovado pelo Município de Nelas, já foram apoiadas "meia dúzia de situações", com obras que vão até a um montante máximo de 10 mil euros (20 vezes o salário mínimo nacional). "Com isto, pretendemos que as pessoas mais desfavorecidas permaneçam nas aldeias onde sempre viveram e, ao mesmo tempo, ajudamos a recuperar património histórico. Este é um apoio social importante a que têm recorrido um crescente número de munícipes", acrescentou.

Desconto de 50% na fatura da água

No que toca a redução da fatura da água, que se destina a famílias carenciadas, mas também numerosas, o desconto pode chegar aos 50 por cento. "Temos também verificado, desde o início do mandato, que é feito o corte de água a alguns munícipes no final do mês, por terem dificuldade em proceder ao seu pagamento. Para casos de pessoas com condições económicas que merecem especial atenção, terão redução até 50 por cento na fatura da água, que incluiu saneamento e resíduos", concluiu.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.