Há uma forte procura no mercado e a oferta, apesar de alguns investimentos recentes, continua escassa. A renda de um quarto já ultrapassa os 500 euros em várias cidades portuguesas, noticia esta sexta-feira o Jornal de Notícias.

Segundo o referido jornal, o preço médio das casas em Lisboa e Porto atingiu um novo recorde e vai continuar a aumentar.

Alimentar o cérebro em época de exames? Todos os conselhos de uma nutricionista
Alimentar o cérebro em época de exames? Todos os conselhos de uma nutricionista
Ver artigo

Especialistas consultados pelo jornal atribuem o aumento das rendas ao bom momento económico que se vive em Portugal, mas também ao crescimento do turismo e à chegada de estudantes estrangeiros atraídos pela fama das universidades nacionais.

O jornal escreve ainda que os estudantes de Braga e Coimbra estão a sofrer com a falta de oferta e aumento da especulação imobiliária.

Lisboa, a cidade mais cara

Lisboa continua a ser a cidade mais cara do país para os estudantes universitários, onde o custo médio mensal é de 626 euros para despesas de alojamento, alimentação e transporte, segundo a plataforma ‘online’ Uniplaces.

Com base em dados sobre os custos básicos de alojamento, alimentação e transporte nas cidades universitárias de Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, relativos ao mês de abril, a plataforma Uniplaces concluiu que “Lisboa é a cidade mais cara para os estudantes – 626 euros mensais, que contrasta com Coimbra, em que o orçamento mensal necessário é de apenas 433 euros”.

“Já Porto e Braga apresentam valores muito semelhantes, 496 euros e 493 euros, respetivamente”, avançou.

Entre estas quatro cidades universitárias nacionais, a média do custo mensal suportado pelos estudantes ronda os 512 euros, que resulta da soma de “307 euros de preço médio de aluguer de quarto, 172 euros de compras de supermercado e 32 euros de despesas com transportes públicos”, indicou a plataforma ‘online’ de arrendamento a estudantes.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.