Uma especialista portuguesa está a desenvolver uma vacina destinada a evitar a pneumonia, sepsis e meningite nos recém-nascidos.
A novidade foi apresentada no XXXIV congresso da Sociedade Portuguesa de Imunologia, que decorreu recente~mente no Porto.
Paula Ferreira, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, revelou que está neste momento a ser desenvolvida uma vacina, que a ter sucesso, poderá vir a ser ministrada às grávidas, no sentido de conferir imunidade aos recém-nascidos.
A patente desta terapêutica está neste momento a ser avaliada a nível internacional, faltando para já financiamentos necessários à sustentação das investigações.
O encontro anual reuniu investigadores e especialistas em imunologia de todo o mundo, no sentido de partilharem conhecimentos na área e divulgarem os resultados das respectivas investigações.
A imunologia na gravidez, recém-nascidos e crianças foi a temática central deste congresso.
O HIV nas crianças portuguesas foi também objecto de discussão, tendo como base os resultados da investigação de Laura Marques, do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Porto.
No que respeita à situação actual desta patologia, o número de casos estabilizou, tornando cada vez mais pertinentes as investigações imunológicas no sentido de obter uma vacina eficaz.
03 de Novembro de 2008
Veja ainda: O B Á BÁ da Gravidez
Hipertensão e gravidez
Os riscos do tabaco para o bebé
As “proibições” da gravidez
Controlos médicos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.