Um novo tratamento para crianças com osteogénese imperfeita (também conhecida por «doença dos ossos de cristal») foi desenvolvido pela Universidade de Sheffield e pelo Hospital Pediátrico de Sheffield, no Reino Unido.
A osteogénese imperfeita é uma patologia rara, congénita, que se caracteriza pela fratura frequente de ossos, devido a uma fragilidade óssea exacerbada.
O estudo do novo tratamento para crianças com a doença osteogénese imperfeita foi publicado na mais recente edição da revista médica The Lancet.
Este é o primeiro estudo a demonstrar claramente que o uso do medicamento risedronato pode não só reduzir o risco de fraturas em crianças com enfraquecimento dos ossos, mas também tem uma ação rápida – as curvas para o risco de fratura começam a divergir após apenas 6 semanas de tratamento.
Nick Bishop, especialista em doenças ósseas pediátricas Universidade de Sheffield, disse: «Queríamos mostrar que o uso de risedronato pode ter um impacto significativo na vida das crianças, reduzindo as taxas de fratura – o que o nosso estudo comprovou.»
«O facto de este medicamento poder ser administrado por via oral em casa (outros medicamentos semelhantes são administrados por via intravenosa, em ambiente hospitalar) torna-o familiar», concluiu o investigador.
A investigação, financiada pela Aliança para Uma Melhor Saúde Óssea, estudou crianças testado com osteogénese imperfeita, com idades compreendidas entre os 4 e os 15 anos, e mostrou que o uso da forma oral de risedronato reduz o risco da primeira e recorrentes fraturas clínicas e que o medicamento foi geralmente bem tolerado.
A doença osteogénese imperfeita é o ponto central do filme Unbreakable – O Protegido (2000), realizado por M. Night Shyamalan, co-protagonizado por Bruce Willis e Samuel L. Jackson, cuja personagem tinha nascido com osteogénese imperfeita tipo I.
Maria João Pratt
Comentários