Numa informação divulgada hoje de manhã, nas redes sociais, o presidente do Agrupamento, Luís Filipe Lopes, salienta que se trata de uma “medida preventiva e de mitigação”.

“Apelamos à tranquilidade, compreensão e colaboração de toda a comunidade”, lê-se no comunicado.

O município anunciou também hoje que os mercados semanais das próximas duas segundas-feiras foram cancelados, salvaguardando que a “Praça do Mercado permanecerá aberta ao público” para acesso a bens de primeira necessidade.

O presidente da Câmara, Anselmo Sousa, numa mensagem publicada no sábado já tinha dito que o início do ano ficou “marcado pelo aparecimento de diversos surtos da covid-19″ na comunidade local.

Hoje de manhã, a Santa Casa da Misericórdia da Mêda anunciou que morreram duas pessoas na sequência de um surto de covid-19 num dos três lares da instituição.

Na quinta-feira foi divulgado a existência de um surto de infeções com o novo coronavírus naquele espaço que infetou 65 utentes e 26 funcionários, situação que se mantém hoje inalterada “no número de casos ativos”.

Portugal contabiliza pelo menos 7.045 mortos associados à covid-19 em 423.870 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS).

O estado de emergência decretado em 09 de novembro para combater a pandemia foi renovado até 07 de janeiro, com recolher obrigatório nos concelhos de risco de contágio mais elevado.