O município de Évora vai criar um Banco de Manuais Escolares e garantir apoio escolar gratuito a alunos do secundário com carências económicas, graças a um projeto social que pretende fomentar o sucesso dos estudantes.
A câmara municipal revelou hoje que estas valências integram o projeto “estudarmaisfacil@cmevora”, que tem como objetivo geral a promoção de iniciativas que facilitem o estudo e promovam o sucesso escolar dos jovens do concelho.
O Banco de Manuais Escolares é uma das principais valências, estando a autarquia, nesta fase, a informar a população sobre os diversos pontos de recolha dos livros: escolas, juntas de freguesia, associações juvenis, espaço Ponto Jovem e outras entidades.
“Esta é uma forma de facilitar a vida a quem tem livros de estudo, do 5.º ao 12.º anos, que já não utiliza e pode doar”, justificou o município.
Desta forma, continuou, é possível ajudar “os estudantes com mais carências económicas a terem acesso aos referidos manuais”.
A Câmara de Évora prevê disponibilizar, “a partir de agosto”, uma “base de dados on-line com todos os livros disponíveis”, que os alunos “podem consultar em casa”, permitindo-lhes “requerer o livro necessário”.
“Ao longo de todo o ano, serão recebidos e doados livros, fomentando o espírito de partilha”, referiu a autarquia.
Os jovens que contribuam para o banco, doando livros, alertou, terão preferência no acesso aos manuais de que necessitem.
O avanço do projeto, segundo o município, insere-se no quadro legal de atribuições das autarquias, que visam, por exemplo, prosseguir os interesses das populações, designadamente no que respeita à ação social e à educação.
Dinamizar a formação como fator de valorização cultural, académica e profissional, propiciando e estimulando o acesso à mesma a todas as crianças e jovens, sobretudo as oriundas de agregados familiares económica e socialmente mais débeis, é outras das preocupações inerentes à iniciativa.
“Considerando que Évora assume, com orgulho, o seu estatuto de Cidade Educadora, faz todo o sentido criar projetos que apoiem e valorizem o percurso escolar dos seus jovens munícipes”.
Lusa
17 de abril de 2012