O bebé nasceu de parto natural, sem fórceps ou ventosas, e a mãe - mesmo depois de ter sido avisada sobre o tamanho da criança - rejeitou ser anestesiada. A notícia é avançada pelo El País, que cita informações divulgadas pelo jornal russo "Caucasus Post".

Gravidez com barriga pequena: é normal ou não?
Gravidez com barriga pequena: é normal ou não?
Ver artigo

Segundo um comunicado do Ministério da Saúde regional daquele país, os pais, cujos nomes não foram revelados, recusaram-se a dar entrevistas e desconhece-se, por isso, o nome que deram à menina.

Um bebé é considerado "gigante" a partir dos cinco quilogramas, escreve o jornal espanhol.

Quando os bebés pesam mais de quatro quilos são considerados portadores de macrossomia fetal, correndo maior risco de problemas reumatológicos, cardíacos e outras malformações congénitas. Em alguns casos, os partos têm de ser provocados por falta de espaço no útero, o que representa risco para a mãe e bebé.

Fatores que influenciam tamanho do bebé

Entre os principais fatores que influenciam o tamanho dos recém-nascidos estão a duração da gestação, a altura dos progenitores, a dieta da progenitora e possíveis complicações durante a gravidez, como hipertensão arterial ou diabetes gestacional.

Segundo o livro de recordes do Guinness, o maior bebé do mundo nasceu com 10,2 quilos, em Itália, em 1955.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.