Os investigadores estudaram mais de uma dezena de aparelhos e a maioria excedia o limite máximo de decibéis recomendado. Não foram no entanto reveladas as marcas nem os modelos dos produtos, pelo que não é possível aferir se estão à venda em Portugal.

É importante ressalvar que este tipo de ruído branco não é perigoso para os adultos, mas a audição dos bebés, sendo mais delicada, pode ser prejudicada. "Os ouvidos de um bebé são muito sensíveis e suscetíveis a qualquer ruído", alerta Dulce Martins Paiva, diretora geral GAES – Centros Auditivos Portugal.

Se é totalmente verdade que não é preciso estarem num ambiente de silêncio absoluto quando vão dormir, e em qualquer altura do seu dia, também é verídico que necessitam de maior vigilância no que diz respeito ao volume dos sons a que estão expostos.

Verificar distância correta

Este tipo de máquinas tem benefícios na hora de ajudar a adormecer, mas será sempre preciso verificar a distância em relação ao berço e volume correto do ruído”, esclarece Dulce Martins Paiva.

O estudo foi realizado por um grupo de investigadores de Toronto, Canadá, e publicado na revista The Journal of Paediatrics. Estes investigadores mediram os decibéis gerados ao nível máximo de ruído, a três distâncias diferentes relativamente ao berço, desde trinta centímetros a dois metros. E todos os 14 aparelhos estudados excederam o limite máximo de 50 dB, estabelecido por hospitais neonatais, quando colocados a trinta centímetros e a um metro do berço.

A recomendação é que estas máquinas sejam colocadas o mais distante possível do berço ou da cama do bebé, com o volume baixo. Idealmente, ativar uma funcionalidade que permita que se desliguem automaticamente.

sendo que os investigadores estudaram mais de uma dezena de aparelhos que excediam o limite máximo de decibéis recomendado.