Este ano, a maior aula anual de natação do mundo (a 20 de junho) tem como objetivo proporcionar às crianças e aos pais habilidades que salvam vidas e consciencializar sobre a necessidade crucial de educação em segurança na água e vigilância dos pais para evitar o afogamento.

Tragicamente, o afogamento na infância continua a ser a principal causa de morte acidental em crianças de 1 aos 4 anos e a segunda principal causa para crianças menores de 14 anos, com mais acidentes por afogamento e quase afogamento em junho do que qualquer outro mês.

De acordo com um relatório recente da Academia Americana de Pediatria (AAP), em 2017, o afogamento custou a vida a quase 1.000 crianças com menos de 20 anos e outras 8.700 foram atendidas nas urgências por eventos não fatais de afogamento.

"Queremos que os pais reconheçam que as aulas de natação, supervisão dos pais e proteção são fundamentais para a segurança dos seus filhos, tal como a cadeirinha no carro ou um capacete de bicicleta", disse Rick Root, presidente da World Waterpark Association (WWA), que organiza o programa.

Estudos revelam que a participação em aulas formais de natação pode reduzir o risco de afogamento em 88% entre crianças de 1 aos 4 anos. A política atualizada da AAP divulgada esta primavera estimula a participação precoce nas aulas como uma atividade vital de proteção.

O evento WLSL foi lançado pela World Waterpark Association em 2010. Desde a sua criação, já participaram mais de 278.000 crianças e adultos. A TEAM WLSL forneceu mais de 139.250 horas de treino em segurança na água e estabeleceu cinco recordes mundiais do Guinness com a maior aula simultânea de natação em vários locais do mundo.

Em Portugal, e de acordo com o site da WLSL, a maior aula de natação do mundo decorre no Complexo Balnear Ponta Gorda, passeio público marítimo, no Funchal (Madeira).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.