120 alunos do 1.º ao 3.º Ciclo de seis escolas do país participam no encontro nacional da Missão X - Treina como um Astronauta, um projeto internacional de ciência e educação da NASA e da ESA que tem como objetivo estimular jovens de todo o mundo para uma alimentação saudável e para a prática do exercício físico.

Equilíbrio, coordenação, orientação espacial, controlo corporal, força, agilidade e tempo de reação são algumas das aptidões postas à prova neste programa de exercícios preparado pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH) e inspirado no treino dos astronautas.

O programa no Pavilhão do Conhecimento contempla ainda duas conversas com os investigadores Nuno Loureiro, da Fundação Champalimaud, que partilhará uma experiência de simulação das condições de vida do Espaço na Terra, e Miguel Moreira, da FMH, sobre treino espacial.

Os candidatos a astronautas irão também passar pela Cozinha é um Laboratório para ficarem a conhecer os desafios da alimentação no Espaço, pelo Laboratório, onde farão experiências com vácuo, e noutra atividade vão ficar a saber quais as características especiais dos fatos usados pelos astronautas nos passeios espaciais.

As turmas participantes na final da Missão X foram selecionadas com base no trabalho que desenvolveram ao longo de dois meses nas suas escolas, tendo cumprido com sucesso os desafios sobre ciência, nutrição e desporto propostos pela ESA e pela NASA, em colaboração com cientistas e preparadores físicos que trabalham diretamente com astronautas.

O blogue da Missão X foi a ferramenta usada para partilhar com toda a comunidade envolvida os resultados obtidos.

O projecto Missão X envolve 39 países e é coordenado em Portugal pela Ciência Viva através do ESERO Portugal.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.