...graças a algumas transformações evidentes, e outras menos evidentes, a que o seu corpo está sujeito. Poderá ficar surpreendida ao saber que:

• Começa a ressonar pela primeira vez na vida, devido a hormonas que incham as vias nasais, bloqueando parcialmente as vias aéreas. O que fazer: durma de lado e eleve ligeiramente a cabeça.

• A azia e indigestão podem contribuir ainda mais para o desconforto quando está deitada na cama. O que fazer: tente dormir com o tronco semi-elevado numa cadeira reclinável confortável ou no sofá, com o apoio de almofadas.

• As cãibras nas pernas doem tanto que acaba por sair do sono profundo. Isto acontece quando os músculos das pernas se queixam do peso adicional que têm agora de suportar. O que fazer: alivie a cãibra esticando a perna, começando pelo calcanhar e flectindo suavemente os dedos dos pés na direcção da canela da perna.

• Passa a noite às voltas na cama a tentar encontrar uma posição cómoda para dormir. O que fazer: tente dormir com uma almofada presa entre as pernas ou usar uma almofada ergonómica para grávida.

• Acorda a meio da noite cheia de calor e a transpirar. É normal as grávidas sentirem mais calor devido às transformações metabólicas, às hormonas e ao peso. O que fazer: mantenha o quarto fresco e vista pouca roupa – o que pode reduzir-se ao soutien de grávida e à cinta de gravidez para suporte do peito e da barriga, e possivelmente umas meias, se tiver os pés frios. Tenha à mão uns chinelos e um roupão confortável para aquelas idas nocturnas à casa-de-banho.

• Mais do que nunca, custa imenso sair da cama! O que fazer: role para o lado esquerdo e dê um impulso para se levantar, começando pelos pés. Quando as pernas alcançarem o chão, use os braços para se conseguir sentar na cama. E depois levante-se.

SUGESTÃO

Use roupa de dormir de fibra natural e respirável, como o algodão. Evite os sintéticos, que acumulam humidade junto à pele, mantendo-a húmida e fria.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.