P1. É normal ter muita vontade de fazer sexo no segundo trimestre?
Algumas grávidas sentem que o seu desejo sexual atinge agora o seu máximo, graças ao maior afluxo sanguíneo para a zona pélvica e à consequente maior sensibilidade à estimulação. Além disso, as hormonas da gravidez podem contribuir para uma maior lubrificação vaginal, tornando mais atractiva a relação sexual. Mas também é completamente normal não ter desejo sexual nesta altura. Se se sente muito incomodada e com dores ou se não se sente atraente ou está simplesmente cansada, a sua libido pode estar muito em baixo. "Estou grávida de 25 semanas e não tenho vontade nenhuma de fazer amor com o meu marido. É só que estou tão cansada o tempo todo e tão desconfortável em praticamente qualquer posição, e assim já não tenho um orgasmo há imenso tempo", conta outra mãe grávida. Mesmo que não tenha neste momento grande vontade de ter relações sexuais, é importante manter a intimidade com o seu companheiro. Não deixe de beijar, seja criativa a dar e receber prazer (tente uma massagem no corpo todo, por exemplo), ou então sexo oral. Se nada funcionar, não deixe de conversar com o seu companheiro sobre isso. Assegure-se que ele compreende que não está a rejeitá-lo e que, muito provavelmente, o seu desejo sexual acabará por regressar.
P2. Quais são agora as posições mais confortáveis?
Segundo um inquérito realizado nos EUA com 20.000 homens e mulheres, mais de 75% dos casais experimentaram diferentes posições de fazer amor durante a gravidez. Fazer amor lado a lado foi a favorita de muitos deles. Outras posições que pode tentar:
• Inclinada de lado. Deitar-se parcialmente de lado, com as costas viradas para baixo (com uma almofada por baixo de uma anca para não encostar completamente as costas) permite que o seu companheiro não apoie a maioria do seu peso sobre a barriga, sem esforçar demasiado os músculos.
• Superficial. Os impactos profundos podem tornar-se incómodos à medida que os meses passam. Se se deitarem lado a lado, a penetração é apenas superficial.
P3. Há alguma situação em que não se recomende o sexo na gravidez?
É raro, mas sim, pode ser necessário prescindir do sexo em caso de gravidez de alto risco. Será esse o caso se tiver:
• placenta prévia ou se a placenta estiver muito baixa
• antecedentes de parto prematuro
• parto prematuro antes das 36 semanas
• hemorragias inexplicáveis ou descarga vaginal
• dores abdominais
• colo incompetente
• dilatação do colo do útero
• lesão não cicatrizada causada por herpes genital ou outra infecção sexualmente transmissível não tratada.
Deve igualmente prescindir do sexo em caso de ruptura da bolsa.
Comentários