O período fértil encontra-se caracterizado pelo momento em que no ciclo menstrual é mais provável que ocorra a fecundação do óvulo pelo espermatozóide e assim a gravidez. Geralmente é muito fácil calcular o período fértil e na maioria dos casos ele ocorre sempre no 14º dia do ciclo menstrual.

Embora nem todas as mulheres tenham um ciclo menstrual regulável e pode alterar o seu período fértil e fazer com que ele mude um dia ou dois, até porque  a partir do momento em que óvulo desce pelas trompas de falópio, fica automaticamente disponível para os espermatozóides e por isso é preciso que não considere o seu corpo como uma máquina.

A partir daqui, convém estar atenta ao seu ciclo menstrual dependendo da sua intenção, pois se o seu desejo for engravidar o ideal é que tenha relações três dias antes e três depois do dia certo da ovulação. Se por outro lado o seu desejo for evitar uma gravidez, deve ter atenção pois mesmo que tenha relações um ou dois dias antes do período fértil, o espermatozóide poderá chegar ainda ao seu destino, isto porque eles conseguem sobreviver durante 72 horas após a sua relação sexual.

É importante referir que pode engravidar durante qualquer altura do seu ciclo menstrual, embora seja mais frequente que isso ocorra entre o 12º e o 16º dia.

É ainda importante referir que durante este processo podem ocorrer alguns sintomas que revelam que se encontra no seu período fértil, como por exemplo pode encontrar uma pequena elevação da temperatura basal corporal, o muco pode se tornar mais fluido e percetível, bem como pode ocorrer uma dor pélvica durante a ovulação.

Para ajudá-la a calcular da melhor maneira o seu período fértil, vamos disponibilizar-lhe uma tabela.

Período fértil, sabe como se calcula?
Dicas de Mulher

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.