De acordo com o departamento de obstetrícia, ginecologia e aúde da mulher da Faculdade de Medicina de Saint Louis, nos Estados Unidos da América, as mulheres que fazem exercício durante a gravidez têm menos probabilidades de desenvolver certas doenças, como a diabetes gestacional, e também toleram melhor o parto.

 

Para além disso, o bebé também é beneficiado, uma vez que a sua frequência cardíaca fetal fica mais baixa.

 

Mas não se esqueça que, antes de começar a praticar desporto, deve consultar primeiro o seu médico mesmo que seja uma praticante habitual, o seu treino terá de ser adaptado à sua condição física ao longo da gravidez. 

 

Se puder fazer exercício, deve experimentar:

 

- Yoga
- Natação
- Caminhada
- Danças ligeiras
- Bicicleta estática
- Corrida ou outro exercício aeróbio, sobretudo se o fazia regularmente antes de engravidar

 

E, claro, não se esqueça dos exercícios de Kegel, para fortalecer a musculatura pélvica e vaginal. São fundamentais para prevenir problemas de incontinência urinária.

 

Evite mergulhar e qualquer exercício que implique movimentos bruscos ou que represente perigo de trauma abdominal, bem como fazer exercícios demasiado extenuantes.

 

Para além disso, a partir do quarto mês de gestação, deve excluir do seu plano de treino todos os exercícios que impliquem deitar-se de costas, pois essa posição compromete o adequado fluxo sanguíneo entre mãe e bebé.