Deixar de tomar a pílula ou de utilizar métodos anticoncecionais está longe de ser a única ação que deve empreender se está a pensar engravidar.

Antes de suspender a contraceção, aceite um conselho. Consulte o seu médico! Nessa consulta, serão prescritos exames e averiguados os seus antecedentes em termos de saúde.

O pai também deve participar e ser sujeito a análises. É muito importante que tenha uma alimentação saudável e deixe de beber álcool e fumar, cerca de quatro meses antes da gravidez.

Durante a gestação, faça todos os exames e usufrua deste período tão especial.

As análises necessárias

Procure o ginecologista que lhe recomendará a realização de análises clínicas para confirmar o seu estado de saúde e se está protegida contra doenças que podem prejudicar o feto:

Identificação do grupo sanguíneo da mãe e do pai

Quando a mulher pertence ao subgrupo sanguíneo Rh- (fator Rhesus) e o homem Rh+ há uma incompatibilidade. Caso a criança seja Rh+ e o sangue do feto e da mãe entrarem em contacto poderá haver problemas.

Quando o organismo da mãe produz anticorpos (aglutininas) e estes atravessam a placenta e destroem os glóbulos vermelhos do feto, este pode vir a ter uma anemia. A prevenção pode ser feita com uma injeção de gamaglobulinas que é administrada quando o sangue fetal corre o risco de passar para a circulação sanguínea materna, como são exemplo as eventuais perdas de sangue ou a amniocentese ou então, por prevenção, pelas 28 semanas de gestação.

Serologia da rubéola

Só assim pode saber se já contraiu esta doença. Caso não a tenha tido poder-se-á vacinar, pois é uma doença perigosa para o feto no primeiro trimestre. Se não se vacinar, deverá fazer um exame no início da gravidez e repeti-lo uma vez por mês até aos quatro meses.

Serologia da toxoplasmose

Permite averiguar se está imune a esta doença, que apresenta riscos para o feto.

Se o exame for negativo, deverá ter cuidados ao nível de higiene, sobretudo, alimentar.

Coma carne sempre bem cozinhada, evite manipular carne crua ou lave sempre as mãos após fazê-lo, lave muito bem os legumes e a fruta e evite comer saladas fora de casa, assim como o contacto com gatos.

Serologia do VIH e da hepatite B

Uma mãe seropositiva pode transmitir o vírus ao feto, tal como pode acontecer com os vírus da hepatite B.

Outros exames e recomendações

O seu ginecologista vai prescrever-lhe também uma citologia e uma ecografia. A carência de ácido fólico gera malformações no feto ao nível do sistema nervoso, daí que seja recomendado o início da sua ingestão três meses antes da gravidez e a toma durante os primeiros dois meses de gestação.

Se usa a pílula não interrompa a toma sem a supervisão do ginecologista. A sua interrupção é, geralmente, realizada após os resultados dos exames.

Texto: Rita Caetano com Fernando Cirurgião (ginecologista)