O mais importante: visite o seu médico!
A visita ao seu médico não servirá apenas para avaliar se se encontra saudável e poderá começar todos os preparativos para conceber o seu bebé. Irá também perceber até que ponto não poderá estar a ingerir algum tipo de medicação nociva ao desenvolvimento do embrião.
Deixe de utilizar o seu método contraceptivo
No caso de utilização dos chamados “métodos barreira” como os preservativos, diafragmas e espermicidas pode simplesmente retirá-los e deixar de os utilizar. Já no caso da contracepção hormonal, como é o caso da pílula, deverá consultar previamente o seu médico. Regra geral deve dar uma margem de 2 a 3 meses para o seu corpo se ajustar aos períodos regulares.
Reduza os maus hábitos
Apesar de serem conselhos que ouvimos regularmente, nunca é demais frisar, principalmente nesta fase tão importante: deixe de beber bebidas alcoólicas, limite o consumo de cafeína e não fume por completo. Mas estes conselhos não são só para si, o seu parceiro também deverá segui-los à risca. Lembre-se que a saúde do espermatozóide é muito importante para engravidar rapidamente, para tal o seu parceiro também deverá seguir um estilo de vida saudável.
Conheça melhor os alimentos que ingere
Quando está a preparar o corpo para uma gravidez, deverá escolher os alimentos mais correctos. Apesar de haver alimentos mais aconselhados que outros, o importante é não se limitar ao consumo de um alimento porque este a pode ajudar a engravidar, o segredo está sempre numa alimentação equilibrada. Desta forma, não só prepara o seu corpo para a concepção, mas também para a gravidez, dando ao seu bebé o ambiente ideal para o seu desenvolvimento.
Deve sempre preferir as chamadas “gorduras boas”, presentes maioritariamente nos peixes gordos como o salmão, sardinha e óleos vegetais e azeite. Bem como alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas A e E, presentes na fruta e legumes frescos, folhas verdes, frutos secos (noz, pinhões e amêndoas).
Desengane-se de que tudo o que é verde é bom. Um dos alimentos considerado saudável mas que não deve ser consumido quando se está a tentar engravidar são as ervilhas, pois têm um produto químico que reduz a fertilidade tanto nos homens como nas mulheres. Outro alimento a evitar é a soja, pois contém uma fonte natural de estrogénio, que pode ser benéfico mas por outro lado pode causar desequilíbrios hormonais, interferindo na ovulação e na produção de óvulos. Mais uma vez, certifique-se que o seu parceiro também se alimenta adequadamente. A diminuição do apetite aliada ao stress pode, muitas vezes, ter efeitos adversos no desejo sexual.
Durma bem
Estudos demonstram que as mulheres que não dormem o suficiente tendem a ter mais problemas a ovular regularmente do que as que dormem bem. O que nos leva ao próximo ponto…
Liberte-se do stress
Está cada vez mais comprovado que o stress é um grande inimigo para quem pretende engravidar. Descubra uma actividade a ajude a si e ao seu parceiro a relaxar: yoga, passeios a pé e de bicicleta, etc. Este tipo de actividades não só reduzem o nível de stress e o cansaço acumulado, como ajudarão a alcançar o desejado estado de “corpo são, mente sã”, tão necessário para quem quer engravidar.
Conheça o seu período fértil
Calcule os dias em que estará mais fértil e aproveite-os ao máximo, a melhor altura para conceber é durante os dois ou três dias da ovulação e no dia seguinte.
E claro… tenha relações sexuais regularmente!
Irá sem dúvida aumentar as suas probabilidades de engravidar de forma natural. Se recorrer a um lubrificante, leia com atenção a embalagem ou peça ajuda ao seu farmacêutico, pois a maioria dos lubrificantes existentes no mercado são espermicidas. Escolha um lubrificante “amigo do espermatozóide” e que respeite o pH vaginal. Siga estes pequenos passos que lhe sugerimos e temos a certeza que está no bom caminho para uma gravidez saudável.
Comentários