Para a maioria dos adolescentes o verão é sinónimo de férias, com muito sol, praia, amigos, boa disposição e muitos programas à mistura. Incentivar o seu filho a conseguir um trabalho de verão é uma ótima oportunidade para ele começar a desenvolver uma ética de trabalho. Para além de ganharem dinheiro durante as férias para poderem suportar os gastos com escola, universidade, festivais de música, viagens, entre outros, ao mesmo tempo rentabilizam o tempo livre e adquirem novos conhecimentos e aptidões profissionas, e começam, também, a aprender um pouco mais sobre a importância de poupar.

 

Esta altura do ano representa uma excelente oportunidade para quem procura um trabalho temporário ou até mesmo uma primeira experiência profissional. São muitos os trabalhos que se podem fazer no verão e se o objetivo é ganhar alguns trocos ou ganhar experiência esta é a altura certa para o fazer

Com o verão a estender-se até cada vez mais tarde são várias as empresas que reforçam o número de funcionários para fazer frente à maré de turistas que começa a invadir as cidades. Nas zonas de praia este fenómeno é mais comum e as empresas de trabalho temporário estão cheias de anúncios para o setor da hotelaria e serviços.

 

O Turismo é a maior razão para estas contratações e, por isso, o Algarve é o melhor local para encontrar um trabalho de verão. Por isso ter alguém jovem com vontade de trabalhar e aprender é sempre uma ótima solução. As lojas dos centros comerciais também precisam sempre de mais pessoal nesta altura, e para quem quer trabalhar os três meses das férias de verão, esta é uma boa opção. Os jardins zoológicos, embora estejam abertos todo o ano, projetam uma série de atividades quando o calor chega. Se gosta de natureza pode sempre passar pelo jardim zoológico mais próximo e tentar saber se precisam de alguma colaboração. 

Ser baby sitter é outra opção viável para ganhar uns trocos, mas é importante ter consciência que nem sempre é um trabalho divertido pois é necessária muita responsabilidade e por isso há que pensar bem antes de aceitar um trabalho com um grau tão grande de responsabilidade. Mas se gosta de crianças e sabe lidar bem com elas acaba por não ser assim tão difícil.

 

Passear os cães dos vizinhos também é uma boa ideia para ganhar dinheiro, além disso ainda aproveita para fazer exercício, e se adora animais esta é uma ótima oportunidade de ter um contato mais próximo com eles. Além disso, é um trabalho que podem manter o ano inteiro.

Trabalhar no estrangeiro também é uma opção com muita saída no verão. Se folhear os classificados dos jornais vai reparar que existem imensos trabalhos temporários para o estrangeiro. Podem revelar-se uma boa opção se deseja, para além de trabalho, conhecer uma cultura nova e aprender ou aperfeiçoar um idioma.

 

Mas para quem pensa que trabalho é sinónimo de aborrecimento desengane-se pois há algumas sugestões onde se consegue aliar o trabalho à diversão.

Que tal ser monitor durante um mês? As colónias de férias normalmente procuram pessoas responsáveis mas que sejam divertidas e criativas também para cuidarem das crianças ou jovens que as frequentam. Para além de ganhar dinheiro e experiência, também pode fazer praia e visitar locais emblemáticos da cidade e aprender também um pouco mais sobre a cidade.

 

Trabalhar num parque de diversão é outra opção. Uma vez que o clima é importante para este tipo de atividades, a maioria dos parques de diversão só abrem no verão e por isso surgem sempre mais hipóteses de trabalho.

 

As câmaras ou juntas de freguesia, por sua vez, organizam grupos de jovens para limparem a cidade/freguesia e as suas praias. À primeira pode parecer um trabalho desprestigiante ou pouco interessante mas, na maioria das vezes é bastante divertido e tem remuneração. No final do dia de trabalho, que normalmente costuma apenas durar uma manhã pode sempre aproveitar a praia onde já está para se divertir com os amigos e descansar do dia intenso de trabalho.

 

Para quem não perde e quer ir a todos os festivais sem pagar bilhete a melhor opção é trabalhar lá. Assim para além de ganhares alguma experiêcia, algumas horas por dia de voluntariado já compensam o bilhete e alguns trabalhos como o merchandising são pagos.

Os trabalhos de verão são também uma ótima oportunidade para trabalhar num ambiente divertido e fazer novas amizades. Se é estudante e está de férias é a oportunidade perfeita para ganhar uns trocos e estar ativo por uns meses ao mesmo tempo que conhece um sítio novo e tem umas férias diferentes do habitual. 

Vantagens:

Se é jovem, tem sempre muito tempo livre e por isso não o quer desperdiçar, nada melhor do que ocupar esse tempo a fazer algo útil e que ainda irá permitir ganhar algum dinheiro. Caso não tenha experiência profissional os trabalhos de verão são uma boa oportunidade para começar a adquirir conhecimentos técnicos e práticos. Mesmo que a função não tenha nada a ver com aquilo que deseja fazer no futuro, como experiência pessoal é enriquecedor, até porque poderá aprender a conviver com as pessoas e habituar-se ao tipo de relações laborais. Ao conhecer novas pessoas tem sempre a possibilidade de fazer bons contactos que lhe podem ser úteis no futuro.

 

Desvantagens:

Um dos maiores problemas nos trabalhos de verão sãé relativo aos pagamentos já que na maioria das vezes estes trabalhos não são muito bem pagos. Outra das desvantagens é que os contratos de trabalho não costumam existir e como tal pode ser vítima de enganos. O melhor é certificar-se que o empregador é honesto e cumprirá com o que ficar combinado. Ainda há que referir que enquanto a maioria das pessoas está de férias, eles estarão ocupado a trabalhar e não terão tanto tempo para os amigos e para descontrair como o normal. Porém, se a gestão do tempo for feita da melhor maneira não há com que se preocupar.

Na grande maioria dos casos os jovens acreditam que as vantagens são bastante superiores às desvantagens e que por isso vale a pena dispensar alguns dias das férias para trabalhar.