O que começou como um pequeno projeto tornou-se um fenómeno online graças às redes sociais. "Grandpachan", como é conhecido na internet, publica livros, expõe em galerias e até já ganhou um prémio Webby. Atrai com frequência a atenção dos média, como é caso da BBC ou do The New York Times que já contaram a história deste imigrante sul-coreano.

"Grandpachan" tinha por hábito levar os dois netos, Arthur e Allan, à escola todos os dias. Porém, a filha decidiu mudar-se com o marido e os filhos para a Coreia do Sul, deixando o avô triste e sem uma atividade que o motivasse.

Estas são as raças de cães mais amigas da família
Estas são as raças de cães mais amigas da família
Ver artigo

O outro filho de Chan Jae Lee, que mora em Nova Iorque, tentou convencê-lo a retomar o seu antigo talento para desenhar, como forma de se divertir e ganhar dinheiro para viajar e visitar os netos.

Porém tudo mudou quando nasceu o neto mais novo, de nome Astro. "Grandpachan" entendeu que o desenho poderia ser o melhor meio de comunicação entre ele e os três netos, bem como uma maneira de deixar-lhes um legado da sua cultura.

Com isto nasceu o projeto "Drawings For My Grandchildren", que em tradução livre do inglês significa Desenhos Para os Meus Netos.

Veja algumas imagens do projeto

Cada desenho é acompanhado por uma história do avô, que é escrita pela avó em coreano e traduzida para inglês e português pelos dois filhos do casal de idosos.

As ilustrações de Grandpachan são dedicados aos netos - Arthur, Allan e Astro -, como é possível ver nas imagens em que surgem as iniciais A.A.A. junto de cada um dos desenhos.

Desta forma, toda a família se mantém em contacto permanente graças à arte de Chan Jae Lee.

Visite a página Drawings For My Grandchildren no Instagram