Ao conduzir o triciclo ou a bicicleta com rodinhas, a criança desfruta de uma deliciosa sensação de autonomia, mantém o corpo em movimento, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio. Por ser uma atividade aeróbica, melhora a condição pulmonar e muscular e contribui ainda para a manutenção do peso, afastando a ameaça da obesidade que, por sua vez, está por trás de doenças graves, como a diabete e a hipertensão.

 

E não são apenas benefícios físicos que a atividade promove. «Pedalar estimula a atenção, a disciplina, a concentração e promove a amizade», enumera Renata Melo, investigadora de Motricidade Humana.

 

Podem ter mais dificuldades em pedalar as crianças obesas e aquelas que não estão a receber o estímulo adequado. Isto porque andar de bicicleta não é instintivo, mas sim uma aprendizagem. E requer cuidados. O uso do brinquedo é seguro desde que o seu filho alcance o chão quando estiver sentado, pois é isto que garante a estabilidade.

 

Outro item é o capacete. «Quase nenhuma criança quer usar, mas os pais devemacostumar os filhos, desde que começam a andar de triciclo, a usá-lo, pois os acidentes com lesões na cabeça podem levar à morte ou deixar sequelas permanentes, principalmente nos mais novinhos. E devem ter sempre supervisão de um adulto», recomenda a especialista. É aconselhável também o uso de protetores flexíveis de joelhos e luvas. Assim sendo... Bom passeio!

 

 

Maria João Pratt