Existem ainda muitas dúvidas sobre as escolhas mais saudáveis na alimentação de uma criança. Atualmente encontramos muitas opções nos supermercados ditas "saudáveis", mas que na realidade podem estar a contribuir para o aumento de peso.

Seguem alguns mitos sobre a alimentação que podem estar a engordar o seu filho.

Mito 1: Comida rotulada de "Dieta", "Sem Gluten" e "Orgânica" são escolhas saudáveis
As novas tendências na alimentação podem levá-lo a acreditar que está a fazer escolhas saudáveis. É importante olhar para a comida como um todo. Por exemplo, o sódio leva ao aumento da pressão arterial, mesmo nas crianças. Os açúcares artificiais fazem com que a criança tenha mais apetite por doces e acabam por consumir mais calorias do que deviam. As crianças em crescimento necessitam de determinados nutrientes. Uma refeição ligeiramente mais calórica poderá ser uma refeição mais saudável se for combinada com vitamina A, B, C e D, ferro e/ou cálcio.

Mito 2: Sumos de fruta são uma opção mais saudável
Muitos pais pensam que como a fruta é saudável, que os sumos são igualmente uma boa opção. No entanto, os sumos de fruta tendem a ser altamente calóricos. Um dos argumentos que levam a acreditar que os sumos de fruta são saudáveis tem a ver com o valor nutricional, pois são ricos em vitaminas. No entanto, os médicos continuam a recomendar que se deve dar uma peça de fruta à criança que contém fibra, que se perde no processo dos sumos de fruta. Além disso, os sumos de fruta satisfazem a criança que depois acaba por não comer a refeição completa.

Mito 3: Os cereais são a melhor maneira da criança começar o dia
Os cereais são muitas vezes a opção mais fácil para o pequeno-almoço das crianças, porque é saboroso e rápido de ingerir. No entanto, os cereais podem conter mais açúcar do que uma sobremesa. As opções mais saudáveis para um pequeno-almoço são iogurte baixo em calorias, fruta, ovos que oferecem a energia que eles precisam de manhã.

Mito 4: Todo o pão integral é saudável
Existem poucas diferenças entre pão integral e pão branco. Ambos têm os mesmos níveis de glucose que entram no organismo da mesma maneira. Deve verificar se no rótulo do pão integral existe a referência de que os cereais são 100% integrais.

Mito 5: Iogurte gelado é uma sobremesa mais saudável
O iogurte gelado pode ser mais saudável do que um gelado normal, mas não significa que seja a melhor opção. Apesar deste tipo de iogurte ser baixo em calorias, continua a conter um nível elevado de calorias. Um copo largo de iogurte gelado contém 380 calorias com 76 gramas de açúcar, sem topings. Mas a maioria das crianças gosta de comer o gelado com topings, o que acaba por torná-lo tão calórico como os normais. Para contornar esta questão, o conselho é que adicione fruta ao iogurte. A fruta irá dar o sabor adocicado, sem a quantidade excessiva de açúcar que os topings oferecem.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.