A infância é uma fase de aprendizagem de diversas competências motoras, cognitivas e sociais muito importantes para o futuro.

Desta forma, são necessários uma atenção e acompanhamento redobrados no que se refere ao desenvolvimento da criança, nomeadamente aquando da realização de tarefas básicas como brincar, comer ou enquanto experimenta o ambiente que a rodeia.

A monitorização do desenvolvimento infantil é uma ferramenta chave para identificar se a criança está a adquirir as competências previstas em cada etapa do desenvolvimento.

5 dicas para um desenvolvimento infantil saudável

Ritmo
Para adquirir competências a criança tem que passar por vários passos – observar/sentir necessidade, imitar/experimentar, realizar e compreender - e em cada passo a criança precisa do seu tempo para o poder ultrapassar. Cada uma tem o seu próprio ritmo de desenvolvimento e como tal deve ser respeitado para uma eficiente aquisição das competências.

Sequência
Os níveis de desenvolvimento são sequenciais. Cada criança deve atravessar estas etapas segundo uma sequência regular e que ocorre pela complexidade crescente das ações a realizar, o que implica uma aquisição prévia de competência simples.

Dependência Vs Autonomia
Neste caso, faça a pergunta a si mesmo “o risco é demasiado grande ou devo deixar o meu filho correr, explorar e eventualmente cair?”. Para a criança se desenvolver de forma saudável tem que realizar as suas experiências e vivências de forma independente e autónoma. No entanto, ter sempre em atenção o equilíbrio ente a necessidade da criança descobrir o mundo que a rodeia e ao mesmo tempo sentir-se segura de que nada de grave lhe acontecerá.

Estimular
O desenvolvimento da criança ocorre de acordo com o meio onde vive e os estímulos que dele recebe. Através destes e da interação com os objetos, com os outros e com o meio, a criança descobre, interpreta e compreende mundo, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais. A criança ao não ser estimulada ou motivada no devido momento, terá mais dificuldades na aquisição de competências adequadas à sua faixa à faixa etária.

Afeto
A qualidade das relações na primeira infância é a base para todo o desenvolvimento da criança enquanto ser humano e responsável pelo ganho de confiança, autoestima e consequente coragem necessária para experimentar o mundo que a rodeia. Crianças a quem não é dado um ambiente familiar afetuoso e a quem não seja dado um reforço positivo quando realizam uma tarefa, têm tendência a ser mais tímidas e inseguras. Por outro lado, as crianças a quem é dito “boa, fizeste um bom trabalho” têm tendência a ser confiantes e enfrentar desafios de forma mais autónoma.

É importante que a criança se desenvolva de forma saudável e adquira todas as competências necessárias. No entanto, convém relembrar que pequenos atrasos no desenvolvimento, além de poderem não ter significado, podem ser facilmente corrigidos por uma boa estimulação.