Quase todos os bebés conseguem, fisicamente, passar a noite sem comer entre os 3 e os 6 meses.
Estabeleça um horário. Procure um padrão nas refeições do seu bebé, nas vezes que faz cocó e no sono e crie um horário a partir daí. É também útil ter em atenção outros eventos importantes, como o banho e as saídas, ao criar o horário. Isto ajuda o bebé a aprender o que o espera ao longo do dia — e a agir em conformidade.
Evite que a refeição faça parte da rotina de sono do seu bebé. Desta forma o seu bebé não irá associar a comida à cama. Se acordar a meio da noite, como acontece com todas as pessoas, durante alguns momentos, poderá estar à espera do biberão ou do peito para adormecer novamente. Se a refeição já fizer parte do seu plano anterior à hora de dormir, comece a refeição mais cedo e faça outras coisas, como o banho, antes de dormir. Diminua gradualmente a quantidade de leite antes de dormir e finalmente acabe com a refeição antes de dormir.
Quando o bebé acordar de noite, evite utilizar o leite para o confortar e o adormecer. Em vez disso, tente acalmá-lo com a sua voz ou com carícias. Não lhe pegue ao colo se o puder evitar. É importante incentivar as técnicas de auto-adormecer, como a chupeta ou o chuchar no dedo.
Recomendamos que veja também:
O seu bebé tem 5 meses, Segunda semana!
Porque é que o meu bebé guincha?
O que é melhor - a chupeta ou o chuchar no dedo?
Como conseguir que o bebé durma a noite inteira
Choro do bebé
10 técnicas para dormir melhor
Mudar fraldas
Guia de massagem para bebés

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.