Quase todos os bebés conseguem, fisicamente, passar a noite sem comer entre os 3 e os 6 meses.
Estabeleça um horário. Procure um padrão nas refeições do seu bebé, nas vezes que faz cocó e no sono e crie um horário a partir daí. É também útil ter em atenção outros eventos importantes, como o banho e as saídas, ao criar o horário. Isto ajuda o bebé a aprender o que o espera ao longo do dia — e a agir em conformidade.
Evite que a refeição faça parte da rotina de sono do seu bebé. Desta forma o seu bebé não irá associar a comida à cama. Se acordar a meio da noite, como acontece com todas as pessoas, durante alguns momentos, poderá estar à espera do biberão ou do peito para adormecer novamente. Se a refeição já fizer parte do seu plano anterior à hora de dormir, comece a refeição mais cedo e faça outras coisas, como o banho, antes de dormir. Diminua gradualmente a quantidade de leite antes de dormir e finalmente acabe com a refeição antes de dormir.
Quando o bebé acordar de noite, evite utilizar o leite para o confortar e o adormecer. Em vez disso, tente acalmá-lo com a sua voz ou com carícias. Não lhe pegue ao colo se o puder evitar. É importante incentivar as técnicas de auto-adormecer, como a chupeta ou o chuchar no dedo.
Recomendamos que veja também:
O seu bebé tem 5 meses, Segunda semana!
Porque é que o meu bebé guincha?
O que é melhor - a chupeta ou o chuchar no dedo?
Como conseguir que o bebé durma a noite inteira
Choro do bebé
10 técnicas para dormir melhor
Mudar fraldas
Guia de massagem para bebés
Terminar com as refeições nocturnas
Este artigo tem mais de 12 anos
Se ainda não o fez, é boa ideia começar a reduzir as refeições nocturnas.
Comentários