O sono é muito importante para o crescimento da criança. Segundo diversos especialistas:
Os bebés precisam de segurança e de conforto para dormir. A criança precisará de sentir-se tranquila para dormir no conforto do seu espaço. O sono deve ser um momento respeitado e único para a criança.
Cada bebé tem o seu ritmo e aprende a regular o sono. Nos primeiros tempos de vida a maioria dos bebés acorda durante a noite, muitas vezes só para confirmar que alguém está a olhar por eles, a dar-lhes a atenção que precisam. Conforte o bebé e comunique com ele.
As rotinas são importantes para o sono da criança. As rotinas estabelecem-se desde o início de vida e vão evoluindo de acordo com o temperamento e o crescimento da criança. Delas nascem momentos afetivos entre os pais e os filhos.
Cada família estabelece as suas próprias rotinas relacionadas com o sono. Os rituais do sono são uma forma de comunicar com a criança. Poderá ler uma história, cantar para a criança, pôr uma música a tocar, entre outras partilhas de afetos.
As crianças passam por uma fase de terrores noturnos. Por volta dos dois anos e novamente aos quatro anos é normal as crianças acordarem a chorar com terrores noturnos. Os medos e a atividade onírica (sonhos) estão relacionados entre si.
Texto: Ana Margarida Marques
Fontes consultadas:
Mónica Pina, Médica especialista em Medicina Interna e Consultora de Lactação
Teresa Abreu, Psicóloga Clínica e Coordenadora Científica de O Nosso Bebé
Siga este e outros temas sobre parentalidade no Facebook O Nosso Bebé.
Comentários