Alguns começam a dormir períodos de tempo mais prolongado (seis a oito horas) durante a noite. Outros só vão atingir este marco próximo dos 6 meses, ou mesmo mais tarde. Pode incentivar este objectivo criando uma rotina de sono previsível e positiva, que envolva colocar o seu bebé na cama à mesma hora todas as noites.

Um dos desafios mais duros que os pais têm de enfrentar é deixar, ou não, o bebé chorar – especialmente quando o choro se prolonga — à hora de ir para a cama. Os pediatras não conseguem chegar a acordo se é preferível, ou não, deixar o bebé chorar. Alguns, como o Dr. Richard Ferber, o criador do método "Ferber", defendem que esta é uma boa forma de habituar o bebé a dormir. Segundo o método de Ferber, deve deixar o bebé chorar períodos mais longos cada noite. Deve ir ver o bebé mas não deve pegá-lo, nem mimá-lo, e o bebé acabará por perceber que quando está na cama é para dormir. A ideia é que a criança não percebe o que é melhor para ela e chora para conseguir o que quer. Se responder aos choros nocturnos com atenção física, irá perpetuar esses choros. (o Método de Ferber parte do princípio de que o bebé é saudável e suficientemente crescido para dormir a noite toda.)

Outros especialistas defendem que os bebés devem ser confortados até adormecer. Desenvolva uma rotina de sono agradável e mantenha o seu bebé acordado um pouco mais todas as noites, para o cansar, para que possa dormir melhor durante a noite. Outros, como o pediatra T. Berry Brazelton, assumem uma posição intermédia, defendendo que os pais não deverão ir a correr ao quarto do bebé de cada vez que ele choraminga ou chora de noite. Por vezes o bebé acaba por adormecer rapidamente sozinho após algum choro.

Claro que o que funciona para uma criança pode não funcionar para outra. Qualquer que seja a abordagem que adopte, certifique-se de que se sente confortável com ela. Se o seu bebé continuar a acordar a meio da noite para comer, mantenha o ambiente o mais sossegado possível, não acendendo muitas luzes e falando num tom suave. Em breve deixará de ter de dar de comer durante a noite, se ainda não o fez.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.