Dodot
Importa primeiro que tudo saber o que define um bebé prematuro. Por norma, uma gravidez tem uma duração de 37 a 42 semanas. Quando o bebé nasce antes das 37 semanas (idade gestacional), considera-se que o bebé é prematuro ou pré-termo.
Existem várias classificações dentro da prematuridade, de acordo com a idade gestacional
- Pré-Termo Limiar: Aquele que nasce entre as 33 e as 36 semanas de idade gestacional e/ou tem um peso à nascença entre 1500g e 2500g.
- Prematuro Moderado: Aquele que nasce entre as 28 e as 32 semanas de idade gestacional e/ou tem um peso à nascença entre 1000g e 2500g.
- Prematuro Extremo: Aquele que nasce antes de ter completado as 28 semanas de idade gestacional e/ou pesa menos de 1000g.
Os bebés prematuros, além do seu tamanho pequeno e baixo peso, apresentam ainda uma pele mais fina (coberta por lanugo, penugem fina), as veias tornam-se mais visíveis sob a pele, pouca gordura sob a pele, cabelo escasso, orelhas finas e moles e cabeça grande e desproporcional em relação ao resto do corpo.
A respiração apresenta-se mais irregular e os reflexos de sucção e de deglutição são fracos.
O que os pais sentem e o que devem fazer para ultrapassar emoções negativas
Além da preocupação com o bem-estar do seu bebé, os pais idealizaram que após o parto iriam levar o seu filho para casa e, onde no conforto e privacidade do lar, tratariam dele.
No caso dos bebés prematuros, essa não é uma realidade imediata. Por isso, é muito importante que os pais criem laços com o seu bebé desde cedo, e que interajam com eles apesar de se encontrarem numa Unidade de Cuidados Intensivos.
A voz, o toque e a presença dos pais junto do bebé é muito importante nesta primeira fase. Assim como a interação com os profissionais de saúde, já que são eles que têm a tarefa de, por um lado, tratar do bebé diariamente, e por outro, envolver os pais nas rotinas de uma unidade de cuidados intensivos.
Os pais não devem ter receio de expor as suas emoções e sentimentos nesta fase das suas vidas, e recorrer a uma ajuda profissional, caso seja necessário.
Cuidados intensivos
Um bebé prematuro tem de ficar na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UCIN), onde se encontra todo o equipamento que irá ajudar o bebé a recuperar.
O ambiente de uma UCIN pode ser "assustador" para os pais, ao ver o seu bebé ligado a uma série de equipamentos. Mas é aqui que ele vai receber toda a ajuda que precisa por parte do pessoal médico especializado.
Geralmente, o pai é o primeiro a visitar o bebé na UCIN, enquanto a mãe recupera do parto (principalmente se levou anestesia geral).
Alimentação
Como um bebé prematuro tem os reflexos de sucção e de deglutição fracos não pode começar desde logo a mamar (só por volta das 34 semanas é que surge o reflexo de mamar).
Por isso, a sua alimentação é feita através de tubos, onde é administrado soro e/ou leite. De preferência, leite materno.
Enquanto o bebé não pode mamar diretamente do peito da mãe, deve ser estimulada a recolha de leite materno que também vai estimular a sua produção.
O regresso a casa
Antes do regresso a casa, e ainda no hospital, deve:
- Anotar todas as indicações do médico quanto a procedimentos e medicação (caso exista);
- Ficar com os contactos dos profissionais e Unidade em caso de esclarecimento de dúvidas;
- Informar-se quanto a procedimentos com higiene, banho e posições para dormir;
- Informar-se quanto às consultas de seguimento.
Em casa:
- Controle as visitas dos familiares. O bebé ainda se encontra numa fase de desenvolvimento delicada. Por isso, não encha logo a casa de visitas.
- É essencial que lavem as mãos antes de tratar do bebé, principalmente na altura do banho e muda de fraldas. E as visitas devem fazer o mesmo, antes de pegar no bebé.
- Coloque as informações e recomendações do médico e contactos num local visível lá de casa e de fácil acesso.
Sono
Os bebés prematuros têm um relógio biológico diferente e, por isso, é normal que demorem mais tempo a regularizar os sonos. Geralmente, aos 6 meses os bebés já dormem uma noite inteira. Para um bebé prematuro, esta fase começa por volta dos 8 meses.
Vestuário
- A pele de um bebé prematuro é mais sensível. Deve optar por roupas 100% algodão (fibras naturais)
- Opte por peças com propriedades antialérgicas
- Tenha atenção ao tamanho do vestuário. Acima de tudo, o conforto
- Evite peças com rendas e acessórios que podem incomodar o bebé
- Vista o bebé de acordo com a temperatura ambiente, evitando agasalhá-lo em demasia.
Outras informações:
XXS - Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro (Associação constituída por um grupo de pais que passou pela experiência da prematuridade).
O Dia Mundial da Prematuridade comemora-se a 17 de novembro, com o intuito de se lembrar o prematuro e de se pensar em estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.
Comentários