Antes de pensar em tirar as fraldas ao seu filho saiba que os especialistas recomendam que a fralda não seja retirada muito antes dos 2 anos, pois a criança ainda não está preparada. Por isso seja paciente e espere pela idade certa, caso contrário você vai ficar frustado sem razão e ainda pode criar traumas na criança.
Mas como todos os bebés têm timmings diferentes comece por observar a capacidade de controlo do seu filho. Repare se ele se queixa quando está com a fralda suja e se avisa que vai fazer cocó. Algumas crianças escondem-se num canto da casa e baixam-se quando querem fazer cocó, mostrando que têm consciência das suas necessidades e estão prontas para se retirar a fralda.
Como retirar:
Primeiro, comece por retirar a fralda apenas durante o dia, durante um período tranquilo da vida da criança – evite épocas de grandes mudanças. Escolha uma estação quente para iniciar o processo.
Vista a criança com roupas leves para facilitar. Explique-lhe que deve avisar quando quiser ir a casa de banho e esteja presente. Use um penico ou redutor de assento com apoio para os pés.
Quando o seu filho o avisar a tempo de ir a casa de banho elogie-o! Mas quando ele não for a tempo não se zangue com ele, apenas lhe diga que da próxima vez deve avisar um pouco antes.
Fique atenta para reconhecer a rotina do seu filho. Muitas vezes, ver irmãos ou primos mais velhos usar a casa de banho é um estímulo para a criança, que deseja imitar os mais velhos e entende o processo como natural.
Quando perceber que o processo está estabilizado e o seu filho já controla bem as necessidades durante o dia, parta para a próxima etapa: retirar as fraldas durante a noite. Mas não se assuste se demorar mais tempo, pois esta segunda etapa é mais demorada. A fralda da noite pode ser necessária para algumas crianças até os 4 ou 5 anos.
Veja também:
Sabe quais são as doenças mais comuns nos bebés?
Comece a diminuir a ingestão de líquidos do seu filho durante a noite. E é importante que, diariamente, antes de colocá-lo na cama, lhe diga para fazer xixi.
Nas primeiras madrugadas, o ideal é levá-lo a cada duas horas à casa de banho e tente descobrir em que horário, aproximadamente, ele costuma ter vontade. Então, procure acordá-lo todas as noites nesse horário para levá-lo à casa de banho e, mais para frente, ensiná-lo a ir sozinho quando precisar.
Quando pedir ajuda:
A fralda diurna não costuma representar problemas para os pais, mas a noturna é mais desafiadora: pode levar de seis meses a dois anos para que o seu filho adquira o controle. O caso só preocupa os médicos quando a criança tem mais de 5 anos e ainda faz xixi na cama diariamente ou mais de uma vez por noite, o que pode ser caracterizado como 'enurese noturna', que requer avaliação médica para ser diagnosticada e tratada.
Leia também:
Comentários