Sabe quais são as doenças mais comuns nos bebés?

Entenda: quase nenhuma criança atravessa a infância livre de crises alérgicas, dores de garganta, de ouvidos ou outras doenças típicas dessa fase. Saiba quais são as mais frequentes e como agir para proteger o seu filho.

Dentro do útero, o bebé não entra em contato com vírus e bactérias. Portanto, seu organismo desconhece esses agentes. Entretanto, quando ele vem ao mundo, abandonando o abrigo uterino, fica à mercê desses micro-organismos. Estar informada sobre as doenças comuns nos bebés inclui conhecer os sintomas e sinais de alarme que devem levar os pais a procurar ajuda médica e a saber gerir o stress que advém de uma situação de doença. Também a entrada na creche ou no infantário pode vir acompanhada de doenças devido ao contacto com outras crianças doentes. As infeções podem surgir num ambiente mais fechado, onde as crianças partilham brinquedos e os espaços.Todas estas doenças a que o bebé se encontra sujeito, deixam facilmente uma mãe preocupada e receosa, que muitas vezes não sabe o que fazer. Assim, para ficar bem preparada, aqui fica uma pequena lista com as doenças mais comuns no bebé e os seus respetivos tratamentos.

Icterícia fisiológica

É comum em recém-nascidos. Refere-se à cor amarelada da pele dos branco dos olhos que é causada pelo excesso de bilirrubina no sangue.

Constipações comuns

A partir do quarto mês, período em que as mães normalmente voltam ao trabalho, é comum que o bebé se constipe mais, ou quando entra o período mais frio do ano.

Bronquiolite

Trata-se de uma infecção viral e geralmente acomete bebés com seis meses de vida, mas pode ocorrer também do nascimento até os dois anos.  Pode ser confundida com uma gripe, porém, difere-se pelo chiado no peito, causado por bronco espasmos.

Infeção urinária

É comum a partir dos três meses até um ano de vida, mas também pode ocorrer em crianças maiores. Geralmente a criança apresenta febre, mas não tem sinal deconstipação ou gripe.  

Otite

A infcção de ouvido ocorre geralmente quando a criança está com gripe e com congestão nasal. Costuma apresentar febre alta.

Pneumonia

A pneumonia é uma infeção mais grave dos pulmões e pode ser causada por vírus ou bactéria.

Infeções respiratórias das vias aéreas superiores

São as laringites ou faringites. É comum a partir dos quatro meses, quando a criança começa a frequentar a creche. Nesse caso, a criança tem febre associada a nariz entupido ou a pingar.

Saiba mais: Icterícia do recém-nascido

Tudo o que deve saber sobre a fontanela

Comentários