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Pierre Cardin: “A moda é a transmissão da civilização"

27 nov 2013 13:44
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Este artigo tem mais de 11 anos
O designer visionário e homem de negócios incansável é tão famoso que, na China, é frequentemente confundido com o Presidente francês
  • Pierre Cardin é considerado um ícone da moda que transformou a sua marca numa das mais conhecidas e difundidas no mundo. O designer visionário e homem de negócios incansável é tão famoso que, na China, é frequentemente confundido com o Presidente francês
  • Nascido em Itália, Pierre Cardin cresceu na cidade francesa de Saint-Étienne. Aos oito anos já demonstrava habilidade para o desenho, criando roupas para as bonecas das crianças vizinhas. Aos 14 anos, começou a trabalhar como aprendiz de alfaiate e, aos 18, já cuidava dos serviços financeiros da Cruz Vermelha, em Vichy
  • Trabalhou para a Madame Paquin, depois com Elza Schiaparelli. Em 1946 desenhou a roupa de Jean Cocteau, no filme a “Bela e o Monstro”, e logo depois, trabalhou para a Maison Dior, onde permaneceu durante três anos. Em 1950 montou o seu próprio atelier, em Paris, lançando sua primeira coleção de alta-costura três anos depois. Este foi o primeiro passo para a construção de um verdadeiro império da moda, que transformaria Pierre Cardin num dos homens mais ricos da Europa
  • Em 1954 criou os “robes bulles”, vestidos inspirados nas formas esféricas, que o lançaram internacionalmente. Logo depois, em 1957, criou a saia tulipa e as gravatas coloridas. Em 1958 inovou com a moda unissexo e rompeu com o estilo tradicional da alta-costura da época. Surpreendeu o mundo da moda ao realizar em 1959 o primeiro desfile de roupas prontas para vestir
  • Em 1959, Cardin resolveu vender a sua primeira coleção feminina de alta-costura na Printemps, a famosa loja de departamentos de Paris. Como resultado, foi expulso do Chambre Syndicale de La Haute Couture (órgão dos grandes criadores e do qual dez anos depois ele se tornaria presidente). Nesta época, o estilista foi o primeiro a considerar o Japão como grande mercado de moda
  • No início dos anos 60 dedicou-se à expansão da marca, tratando a moda como um negócio, com o lançamento de vários acessórios, desde malas, relógios, óculos e perfumes.
  • Pierre Cardin foi pioneiro ao implantar o sistema de licenciamento da sua marca, que rapidamente trouxe milhões de dólares para a empresa com o lançamento de louças, móveis, colchões e linha de alimentos que levavam o seu nome. Em 1966, ano em que lançou a primeira coleção de roupas para crianças, renunciou ao seu lugar na Chambre Syndicale e passou a exibir as suas coleções no seu próprio espaço, o Espace Cardin, (outrora Théâtre des Ambassadeurs) inaugurado em 1971 na capital f
  • O mérito de Pierre Cardin não está somente no facto de popularizar tanto a alta-costura com o prêt-à-porter, transformando o “vestir com qualidade” num produto (mais) acessível. Historicamente, o estilista antecipou na roupa as mudanças e os comportamentos sociais de cada década, trazendo a moda para as ruas, revigorando o estilo masculino de vestir, sempre com um pé no futuro
  • Em 1991 tornou-se o primeiro estilista francês homenageado em vida pelo museu Victoria & Albert de Londres com a retrospetiva “Pierre Cardin: Past, Present and Future”. Em 1993, gerou polémica mais uma vez, quando os seus perfumes passaram a ser vendidos na rede de supermercados Carrefour a preços 30% menores do que os das lojas especializadas.
  • Na década da 60 já era conhecido mundialmente pelo seu estilo futurista e experimental, com a utilização de elementos gráficos, geométricos e coloridos. Mais tarde, na década de 70, o estilo de Cardin previu muito do que
  • Em 2005, colocou à venda parte dos seus bens e passou a investir, ainda mais, no centro de artes. “Não quero que a minha marca morra comigo. Estou à venda para quem quiser pagar o meu preço”, disse
  • Em 2009, Pierre Cardin voltou a mostrar as suas coleções na semana de moda de Paris, após anos de ausência. Entre as criações que se tornaram marca registada estão as jaquetas sem colarinho e sem lapela, a versão feminina do casaco, a gola-capuz, o corte enviesado, as formas geométricas, as malhas modeladoras e os bodysuits (macacão justo com mangas compridas, fecho éclair ou botões do umbigo até o pescoço)
  • Criativo, polémico e introdutor de novos conceitos na alta-costura, o estilista, que é recebido no exterior como um verdadeiro chefe de Estado e dorme numa célula monástica com vista para o Palácio do Eliseu, tem sido, ao longo de 60 anos de carreira, um dos grandes revolucionários do mundo da moda. Mais de vinte milhões de pessoas já usaram um dos 800 itens que compõem a sua própria marca, desde os famosos Beatles, passando por Rolling Stones, Lady Gaga e até pessoas comuns
  • Pierre Cardin nunca fez empréstimos em bancos para financiar os seus negócios. Além disso, não faz publicidade (salvo para os perfumes da marca) e reinveste os seus lucros em pedras preciosas. Hoje em dia, mesmo com 91 anos, além de dirigir a Maison Cardin, é dono de hotéis, restaurantes (10 unidades do badalado Maxim’s) e espaços culturais
 
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