Foi no dia 13 de Janeiro de 1979 que os "Xutos e Pontapés" actuaram pela primeira vez ao vivo, na comemoração dos "25 anos do Rock & Roll", na sala dos Alunos de Apolo, em Lisboa. Quase 30 anos depois, a mais antiga banda de rock portuguesa continua a dar música e promete um ano de 2009 cheio de surpresas.

Zé Pedro, Tim e Kalu fundaram o grupo inicial e por isso vivem esta comemoração intensamente, como contou o primeiro destes músicos a SapoFama: "Espero que os Xutos tenham um grande ano, porque comemorar 30 anos de carreira é sempre histórico, principalmente para nós os três, que estamos juntos desde o início."

Vai ser precisamente no dia 13 de Janeiro que "vão ser reveladas uma série de acções comemorativas".

Entretanto, a banda vai estar em cima do palco na passagem de ano, como já vem sendo hábito: "Vamos tocar no ‘réveillon' do Casino Lisboa e depois vou para o estrangeiro passar três ou quatro dias de férias", confidenciou Zé Pedro.

Já o Natal vai ser passado em família: "Como tenho muitos irmãos e sobrinhos, passamos todos juntos a noite de 24 para 25, abrimos as prendas e é sempre uma festa maravilhosa!", diz Zé Pedro.

Joana de Sousa Costa (texto)

Gonçalo Português (foto)