O actor Vítor de Sousa confessou na sessão de lançamento do livro "3º Sexo", da jornalista Raquel Lito, que manteve relações amorosas com vários homens públicos ao longo da sua vida. Não divulgou os nomes por respeito à intimidade dessas pessoas e porque, segundo disse, a maioria ainda está viva e no activo

"Não quero estragar a vida de ninguém. Nunca foi esse o meu propósito. Eu resolvi assumir as minhas opções sexuais e os outros são livres de o fazerem ou não", explicou o actor a SapoFama, assegurando que sempre manteve a janela da sua vida sexual entreaberta e que agora resolveu "abri-la mais um pouco", assumindo publicamente a homossexualidade.

"Há muita coisa que poderia contar. Daqui a dez anos, se me perguntarem o que penso, direi certamente a mesma coisa mas, nessa altura, quem sabe, talvez com nomes que deixarão muita gente de boca aberta. Para já, este é um capítulo da minha vida que se encerra e, a partir de agora, só quero falar da minha carreira profissional", disse.

Para exemplificar as suas prioridades, o actor anunciou que vai lançar, em breve, um CD, com manuscritos inéditos do jornalista Guilherme de Melo, chamado "Raiz da Pele - Poemas com Sol", prefaciado por Alice Vieira.

O actor pôs algum humor na sua intervenção: "Gostava muito de dizer que vim hoje de Madrid, onde me encontrei com o Ronaldo. Mas é mentira e a Nereida pode ficar descansada que eu não lhe faço frente e deixo o Ronaldo só para ela".

Na festa de lançamento de o "3º Sexo", na discoteca Trumps, em Lisboa, notaram-se várias ausências, casos da prefaciadora da obra, Joana Amaral Dias, e de outras figuras públicas que neste livro assumem a sua homossexualidade, como o primeiro piloto português de F1, Nicha Cabral.

Raquel Lito admitiu que não foi tarefa fácil conseguir obter depoimentos de homossexuais portugueses para escrever este livro: "Quando lancei o desafio a pessoas anónimas recebi mais de 70 respostas, mas dos 20 convites que fiz a figuras públicas apenas quatro aceitaram. Espero que o livro contribua para a abertura de mentalidades em relação a este tema polémico".  

Veja imagens da sessão de lançamento de "3º Sexo".

(Texto: Carlos Tomás)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)