O rei Carlos III tem um novo monograma, o qual será estreado hoje a propósito do fim do período de luto real.

A nova cifra do monarca foi revelada pelo Palácio de Buckingham, numa altura em que Carlos IIII já vai na terceira semana enquanto soberano.

O desenho foi escolhido pelo próprio chefe de Estado entre vários desenhos que lhe foram apresentados pelo Colégio de Armas, que é responsável pela heráldica no Reino Unido desde 1484, explica um comunicado.

O monograma inclui a letra inicial do seu nome - “C” - e um “R”, correspondente a Rex, palavra em latim que significa rei e tradicionalmente usada para designar o monarca desde o século XII.

O mesmo será gravado em botões de uniformes, fardas militares, caixas de correio, passaportes e outros documentos e dísticos oficiais.

Em breve, evidencia a revista People, o símbolo irá substituir os que ainda existem relativos à mãe, a rainha Isabel II - ERII.

O palácio informa que as mudanças irão ser feitas de forma gradual, mas que os postais e cartas que saírem do Palácio de Buckingham já terão a nova cifra.

© Palácio de Buckingham

Entretanto, o Banco de Inglaterra anunciou que as primeiras notas com a imagem do novo Rei Carlos III entrarão em circulação no Reino Unido em meados de 2024 com um retrato que será revelado no final deste ano.

O retrato do monarca "aparecerá nos desenhos existentes das quatro notas" de cinco, dez, vinte e cinquenta libras, "e não serão feitas mais alterações".

Notas com a imagem de Isabel II continuarão a circular em paralelo e só serão retiradas quando forem danificadas a fim de "minimizar o impacto ambiental e financeiro da mudança de monarca", seguindo as diretivas da Casa Real, acrescentou.

Leia Também: Revelada primeira fotografia do rei Carlos III em novo escritório

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.