Na primeira emissão em alta definição (HD) da RTP exceptuando as transmissões de futebol, Sílvia Alberto brilhou na apresentação. "Foi uma noite mística", disse a SapoFama, ontem à noite, no final da primeira semifinal do 46º "Festival RTP da Canção", no Campo Pequeno, Lisboa.

Foi, também, uma noite "surpreendente" para o público que acorreu ao Campo Pequeno. Nucha, Claudisabel, Dennisa, Ouro, Gonçalo Madruga e Evelyne Filipe ficaram pelo caminho. "Tantas, tantas surpresas", notou Sílvia Alberto, medindo o pulso à plateia, à medida que ia revelando os nomes dos candidatos apurados.

Filipa Galvão Telles, Jorge Guerreiro, The Agency, Nuno Pinto, Filipa Azevedo e Vanessa souberam, por esta ordem, que os portugueses votaram, por telefone, para que eles regressem, no sábado, para a grande final. "Estava confiante, mas confesso que houve um momento em que tive medo de não sermos apurados", contou Nuno Marques da Silva, autor da letra de "Alvorada", canção interpretada por Vanessa, a última a subir ao palco e a conhecer o apuramento.

"O resultado é surpreendente, mas o público é soberano", confirma Fernando Martins que, com Ramón Galarza, produziu as 24 músicas. "Temos seis mosaicos completamente díspares, do jazz aos ritmos mais latinos, que são o reflexo do público português e, por isso, o resultado faz sentido", constata o produtor.

A divisão do Festival da Canção em três emissões é, para Ramón Galarza, mais próximo do que se faz nos restantes países da "Eurovisão" e possibilita a participação de mais intérpretes e canções (24).

Com tantos factores positivos, Ramón e Fernando Martins só podiam ter acabado a emissão em euforia, abraçados a dançar. "É um sentimento de missão cumprida", disseram a SapoFama.

Amanhã, quinta-feira, dia 4, sobem ao palco do Campo Pequeno mais 12 concorrentes, seis dos quais com passaporte para a final. Quem levará o carimbo para o Eurofestival, na Noruega, só se saberá no sábado, 6.

A próxima semifinal será, também, momento para homenagear Rosa Lobato de Faria (a título póstumo), Simone de Oliveira e José Cid, este último vencedor do 1º Festival transmitido a cores pela RTP, há 30 anos.

Veja as fotos do primeiro "Festival RTP da Canção" em alta definição!(Texto: Inês Costa)

(Fotos: Gonçalo Português/SapoFama)