A RTP, José Rodrigues dos Santos e a editora Gradiva chegaram a um acordo que confere à televisão pública o direito de opção da maior parte das obras de ficção do escritor.

Segundo o documento assinado entre as partes, a RTP tem um ano para exercer a opção de adaptação dos romances "A Filha do Capitão", "O Codex 632", "O Sétimo Selo" e "A Vida Num Sopro". Caso a RTP avance com uma das obras, o prazo de direito de opção por um ano para as restantes é automaticamente renovado.

As adaptações poderão ser feitas para televisão ou cinema, em série ou em filme, em regime de produção exclusiva pela RTP ou de co-produção com entidades nacionais ou internacionais.

O acordo envolve ainda todas as obras de ficção que o escritor venha a publicar enquanto for jornalista da RTP.  

Com este acordo, o autor, para além das funções de jornalista que desenvolve na RTP desde 1990, envolve-se também na área de criação ficcional da empresa.

Recorde-se que José Rodrigues dos Santos já publicou seis romances traduzidos em 15 línguas. É actualmente um dos mais bem sucedidos escritores da nova geração, com quase 800 mil exemplares vendidos só em Portugal.