‘20 anos a (re)construir afectos’, este foi o tema da conferência que assinalou os 20 anos da associação Ajuda de Berço. Um evento que decorreu na passada quinta-feira, dia 10, na Fundação Calouste Gulbenkian, e que “debateu os direitos das crianças em risco, reunindo especialistas das áreas social, da justiça, saúde e política”, como adianta o comunicado.

“O sistema de promoção e protecção dos direitos da criança, os maus-tratos infantis, a violência doméstica e o acolhimento como último recurso foram alguns dos temas lançados para o debate pela Ajuda de Berço, que deu o seu contributo para a discussão com base na sua experiência de 20 anos em que foram acolhidas um total de 368 crianças, sempre com a missão de as encaminhar para uma vida digna, seja no regresso à família biológica ou na integração numa família de adoção”, adianta a mesma nota.

Quem não faltou ao debate foi o ator Ricardo Carriço e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com o comunicado, o artista apresentou a nova casa da associação, situada em Benfica, “que pretende aumentar a capacidade de resposta da instituição, o tempo de permanência e melhorar as condições de acolhimento para crianças".

A nova habitação, localizada num terreno cedido pela Câmara Municipal de Lisboa, “terá a capacidade de acolher 15 crianças doentes e as 20 crianças que estão atualmente na Av. de Ceuta, enquanto a casa de Monsanto irá manter-se com a capacidade para 20 crianças”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.