Um novo CD assinala o regresso do fadista António Pinto Basto, de 57 anos, à edição de discos, segundo revelou o cantor a SapoFama.

O álbum, que já está pronto e "será lançado dentro em breve", tem o nome provisório de "Prata da Casa", título que o artista sugeriu por conter temas compostos pelo próprio e, dois, por um filho dele.

Sem levantar muito o véu, apenas confirma que, depois do lançamento do disco, seguir-se-á uma digressão, "embora pequena e não muito exaustiva".

Nome forte do Fado nacional, formado em Engenharia Mecânica, Pinto Basto integra o grupo Quatro Cantos (ao lado de José da Câmara, Maria Armanda e Teresa Tapadas), formação que apresenta um modelo de espectáculo diferente, com projecção de imagens, tributo a figuras do Fado e criação de efeitos cénicos.

Profissional há mais de 20 anos, tornou-se muito conhecido a partir do final dos anos 80, com o lançamento dos álbuns "Rosa Branca" e "Maria", que atingiram um estrondoso sucesso.

Natural de Évora, António Pinto Basto, divorciado, é pai de cinco filhos. Já foi casado duas vezes (com Mariana Oliveira e Amélia Esparteiro), é apaixonado por caça, tauromaquia e pelo Sporting.