Aos 50 anos, Fátima Lopes já viveu dois grandes amores, dos quais resultaram os seus dois filhos, e que lhe valeram uma enorme experiência pessoal.

E foi precisamente com base nessa experiência pessoal que a apresentadora resolveu escrever no seu blogue - 'Simply Flow' - um texto onde dá alguns conselhos sobre como viver o luto de um grande amor.

"Se estiver em processo de luto e precisar de chorar, faça-o. Revisite a sua história e purgue o que houver a purgar. Faz parte do processo", começa por escrever.

"Primeira nota que gosto de deixar: é um privilégio viver um grande amor. Há pessoas que vivem a vida toda sem saber o que isso é. Muitas vezes sem saber o que é o próprio amor. Nunca experienciaram amar ou ser amadas. É importante começar por estar grato quando se viveu um grande amor", continua, passando então a explicar como se deve, na sua opinião, viver o luto de um grande amor.

"Depende daquilo que ainda se sente, quando a relação termina. E mesmo assim, há sempre luto a fazer. Quando já não se ama, é preciso saber encontrar o nosso novo sítio. A nossa história até aí era escrita a quatro mãos e agora passa a ser a duas. Então o primeiro passo é voltarmos a perceber qual é o nosso actual mundo", destaca, defendendo que na ocasião o importante é manter "o foco em nós, nas nossas competências, capacidades e lembrando todos os dias que queremos e que merecemos ser felizes".

Já quando a relação termina e ainda se ama, "o luto, por norma, é mais duro e pode ser mais prolongado". E Fátima Lopes explica porquê: "Porque dificulta a nossa compreensão relativamente às razões que levaram a relação a chegar ao fim".

Por fim, a estrela das tardes da TVI deixa o seu último conselho: "Fazer o luto de um grande amor dói sempre".

Veja aqui o texto completo.

Leia Também: Uma bela amizade! Fátima Lopes junta-se a Cláudio Ramos

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.