Foi bonita e emocionante a homenagem que o Presidente da República decidiu prestar ao Teatro português, na noite da passada sexta-feira, no Museu dos Coches, em Lisboa.
Perante uma plateia em que pontificavam figuras conhecidas do grande público, Cavaco Silva condecorou sete personalidades ligadas ao mundo da arte dramática.
O actor Ruy de Carvalho foi distinguido com a Grande Cruz Oficial da Ordem de Sant'Iago da Espada; o actor António Feio passa a ser comendador da Ordem do Infante D. Henrique; as actrizes Beatriz Batarda e Manuela Maria são, a partir de agora, comendadoras da Ordem do Infante D. Henrique; o encenador Joaquim Benite, também novo comendador da mesma Ordem; D. Maria Custódia Gião, Oficial da Ordem do Mérito; e, ainda, a Companhia de Teatro Seiva Trupe, constituída Membro Honorário da Ordem do Mérito.
"Estamos aqui reunidos em nome do teatro, uma arte que fala bem fundo no coração de um povo e que é apreciada por pobres e ricos, moradores de cidades, de vilas e de aldeias. O teatro sempre teve um papel muito importante na nossa história, desde Gil Vicente, a Almeida Garrett, passando por muitas outras figuras importantes da nossa história", disse Cavaco Silva, num pequeno discurso que fez após ter imposto as condecorações.
E o Presidente da República concretizou: "Esta é uma homenagem a alguns dos mais ilustres profissionais do teatro português, mas nós estamos aqui a distinguir também todos os artistas que não sobem a este palco, porque o teatro é uma arte colectiva e queremos que a República reconheça a sua importância."
Visivelmente emocionado, António Feio falou em nome de todos os homenageados: "Estas condecorações são uma honra para todos nós, mas também para todas as pessoas que constituem esse enorme iceberg que é a família do teatro. É a eles que dedicamos esta distinção. Queremos um país mais vivo, teatralmente falando, e com mais cultura. O teatro para nós é e será sempre uma festa."
Após a cerimónia de imposição de insígnias, teve lugar a apresentação da peça de teatro "Sabina Freire", da autoria do antigo presidente da República Manuel Teixeira Gomes, pela Companhia de Teatro de Braga, em co-produção com A Escola da Noite - Grupo de Teatro de Coimbra.
Na cerimónia, além dos muitos familiares dos homenageados, estiveram figuras bem conhecidas dos portugueses, como Fernanda Serrano, Maria João Rueff, Cláudia Cadima, Ricardo Trêpa, Ricardo Carriço, Maria Barroso, Eurico Lopes, Guida Maria, Irene Cruz, Carlos Avilez, António Costa, Irene Cruz e Glória de Matos, entre muitos outros.
Veja as fotos da cerimónia realizada no Museu dos Coches.
(Texto: Carlos Tomás)
(Fotos: Bruno Raposo)
Comentários