Para Catarina Furtado, a festa de Natal só vale a pena se for celebrada junto da família. No dia 24 de Dezembro, o clã reúne-se em casa da apresentadora para um grande espectáculo, onde os pais, Helena e Joaquim, o marido João Reis e os filhos, Maria Beatriz e João Maria, são actores de primeira linha.

“Faço uma coisa importantíssima nessa noite. Monto um verdadeiro espectáculo de Natal, em que sou a produtora, a encenadora, a actriz, a figurinista...”, revela Catarina Furtado a SapoMulher.

A mãe Helena prepara “uma mesa deliciosa”, recheada de iguarias apetitosas que conquistam tudo e todos na Consoada. Antes da meia-noite chega o Pai Natal, o protagonista da festa, papel até agora interpretado por João Reis. Este ano, o progenitor está a tentar delegar essa função noutro elemento da família, mas Catarina não aceita!

“O meu marido disse isso? Então é capaz de ter uma surpresa...”, atira divertida. “Lembro-me perfeitamente de quando deixei de acreditar no Pai Natal e foi muito triste. Tem muito mais graça assim, com os meus filhos a escreverem a tradicional cartinha ao Pai Natal. Em miúda eu também escrevia sempre”, recorda a estrela da RTP.

A agenda preenchida de Catarina Furtado não lhe dá folgas nem para comprar os presentes. Nesta época festiva, ela é anfitriã das muitas galas que a RTP exibe e, por isso, é obrigada a deixar tudo para a véspera.

Catarina Furtado e João Reis gostam de manter a sua vida privada no segredo dos deuses, mas talvez por estarem imbuídos do espírito natalício, acabam por revelar um pouco mais sobre a grande festa da família. Após o Natal, o casal parte em viagem com os filhos para um “réveillon” mais quentinho.

“Ainda não temos destino. Queremos ir para fora porque começo a trabalhar logo no início do ano e quero aproveitar os últimos dias com a família. Provavelmente, vamos optar pelo calor, embora não goste muito de fugir às estações e contrariar o tempo”, revela João Reis a SapoFama.

(Texto: Joana Côrte-Real)

17 de Dezembro de 2010