
Atriz e modelo, Liliana Santos não dispensa os cuidados com a alimentação e com o exercício. Duas preocupações que já a levaram a escrever dois livros, «Em forma todo o ano» e «Receitas à medida». Em entrevista à revista Prevenir, fala da paixão pela natureza, das rotinas de beleza e dos cuidados alimentares que tem. Veja também a galeria de imagens que mostra Liliana Santos elegante e em (boa) forma.
Na sua página de Facebook, fala frequentemente de três coisas que adora, o contacto com a natureza, a prática de desporto e a sua gata Kali. Que efeitos terapêuticos têm estas três paixões na sua vida?
Ajudam-me, acima de tudo, a encontrar equilíbrio e renovação, face ao stresse do dia a dia. Após um dia de trabalho, é bom chegar a casa e ter a minha gatinha Kali à minha espera ou poder ir ao ginásio que, no meu caso, serve não apenas para manter a boa forma, mas também para gerir o stresse. Além disso, adoro refugiar-me na natureza, pois é onde consigo encontrar sossego, paz e novas energias.
Está em excelente forma física. Qual é o seu segredo?
Toda a vida fiz desporto e penso que isso se reflete na silhueta. Pratiquei ballet pela Royal Academy of Dance, natação, aeróbica e, hoje, a prática de exercício físico continua a fazer parte do meu quotidiano.
Com que frequência vai ao ginásio?
Tento ir sempre que posso, mas a frequência vai variando consoante o fluxo de trabalho. Quando consigo, vou todos os dias mas, por vezes, vou só uma vez por semana. Gosto de experimentar diferentes aulas e faço treino de musculação com máquinas.
Procuro também exercitar o espírito através do ioga, uma modalidade que além do bem-estar físico que proporciona, tem vindo a moldar o meu estilo de vida. Obviamente, não estou zen o dia todo, mas o ioga ajuda-me imenso a encontrar o equilíbrio e a fazer uma melhor gestão das emoções e dos problemas que surgem no dia a dia.
Que cuidados tem com a alimentação?
Tento fazer uma alimentação saudável, sem deixar de comer nada do que gosto. Se, num dia, cometo excessos, nos outros, acabo por compensar. E faço-o não só para manter a linha mas, acima de tudo, em nome da saúde.
Priva-se de algum alimento?
Evito tudo o que faça mal, mas não abdico de nada. Embora não faça disso uma rotina. Tento comer mais peixe do que carne e tenho feito algumas refeições vegetarianas, pois não temos de comer carne ou peixe todos os dias. Por vezes, sinto que o meu corpo está cansado desses alimentos.
Veja na página seguinte: Os rituais de beleza de Liliana Santos
Fez uma campanha para a Liga Portuguesa Contra o Cancro de sensibilização para o cancro da pele. Que cuidados tem para se proteger do sol?
Uso sempre protetor solar de fator 50 e reaplico-o várias vezes. E não me exponho nas horas de maior calor! No verão, saio da praia às onze e meia da manhã e volto por volta das quatro e meia, cinco horas, e fico até ao pôr do sol.
Que rituais de beleza tem com a pele do rosto e do corpo?
Limpo a pele do rosto todos os dias e, à noite, em vez do creme hidratante aplico uma máscara de olhos e de rosto. No corpo, de 15 em 15 dias, esfolio a pele e aplico diariamente um hidratante e um anticelulítico. Quando sinto que a pele está um bocadinho mais seca, aplico um óleo hidratante, para uma nutrição mais intensa.
E que cuidados tem com o cabelo?
Tenho um truque óptimo. Faço uma máscara no banho turco do ginásio e, enquanto lá estou, vou passando os dedos pelas pontas do cabelo para fechar a cutícula. Os vapores ajudam a uma maior absorção do produto e a uma hidratação mais profunda.
Além disso, só uso produtos de cabeleireiro e para uma maior hidratação, sempre que lavo o cabelo, em vez de amaciador, utilizo uma máscara. Após a lavagem, aplico uma fórmula hidratante em gotas ou em spray e, sempre que posso, deixo o cabelo secar ao natural.
Que cuidados tem com a sua saúde?
Faço consultas de rotina com regularidade e, se sinto que algo não está bem, consulto o meu médico. Sou apologista da prevenção, pois é a melhor forma de identificar os problemas atempadamente e de os resolver.
Comentários