Realizado por Nadine Labaki e com atores não profissionais, ‘Cafarnaum’ está nomeado ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, sendo a primeira vez que uma mulher árabe está na corrida às estatuetas da Academia de Hollywood nesta categoria.
O filme, com uma forte mensagem política, conta a história de Zain (Zain Al Rafeea) que, aos 12 anos, leva uma vida dura cheio de responsabilidades. Tendo como pano de fundo a crescente crise de refugiados no Oriente Médio, ‘Cafarnaum’ acompanha este menino libanês que processa os seus pais por terem filhos sem terem condições para os criar. A luta deste rapaz maltratado, cujos pais não assumem a totalidade das suas responsabilidades, faz assim eco do grito dos que são negligenciados pelo sistema.
‘Cafarnaum’, que num francês mais literário é usado para nomear uma situação de caos e milagres, foi bastante aclamado pela critica internacional tendo sido nomeado para dezenas de prémios para além dos Óscares, tendo conquistado, entre outros, o Prémio do Júri do Festival de Cannes, onde foi aplaudido por 15 minutos na sua sessão de apresentação em maio do ano passado.
Mais, Nadine Labaki é a única mulher realizadora entre os que concorrem às estatuetas (Melhor Realizador e Melhor Filme Estrangeiro). Spike Lee (BlacKkKlansman - O infiltrado), Alfonso Cuarón (Roma), Pawel Pawlikowski (Guerra Fria), Yorgos Lanthimos (A Favorita) e Adam McKay (Vice) concorrem na categoria de Melhor Realizador, enquanto Florian Henckel von Donnersmarck (Nunca Deixes de Olhar) e Hirokazu Koreeda (Shoplifters: Uma Família de Pequenos Ladrões) na lista de Melhor Filme Estrangeiro. Os realizadores de Roma e Guerra Fria fazem representar-se nas duas categorias.
É a segunda vez que um filme libanês é nomeado a um Óscar de Melhor Filme Estrangeiro depois de, no ano passado, ‘O Insulto’ de Ziad Doueiri (2017) ter conseguido a mesma proeza.
Em 2014, a cineasta britânica-iemenita Sara Ishaq foi indicada ao Oscar de Melhor Documentário (Curta Metragem).
O filme estreia nas salas portuguesas a 07 de fevereiro.
Comentários