"Gloria Vanderbilt era uma mulher extraordinária, que amava a vida e vivia à sua maneira", disse o filho e jornalista Anderson Cooper, num comunicado. "Ela era uma pintora, uma escritora, e também uma notável mãe, esposa e amiga. Tinha 95 anos, mas se perguntar a qualquer pessoa próxima a ela, diriam que era a pessoa mais jovem que conheciam, a mais divertida e a mais moderna".

Nacida a 20 de fevereiro de 1924, a herdeira e socialite norte-americana morreu em casa vítima de doença prolongada na sua residência em Manhattan, Nova Iorque.

Não teve uma vida fácil. Após a morte do pai, o milionário Reginald Vanderbilt, foi entregue aos cuidados da avó, sendo que parte da sua infância ficou marcada pela batalha judicial travada entre a mãe, Gloria Morgan, e a tia, Gertrude Vanderbilt Whitney. Em causa estava a má gestão do seu fundo avaliado em 5 milhões de doláres. De acordo com a revista The Hollywood Reporter, o caso, que terminou com uma decisão a favor da tia, ficou conhecido como "O julgamento do Século".

Dona de uma carreira que passou pelo mundo do espetáculo, Gloria Vanderbilt também deu cartas no mundo da moda. Para além de ter agraciado as páginas de revistas como Harper's Bazaar e Vogue, lançou, em 1976, a sua própria marca de calças de ganga. O cisne branco - escolhido para ser o símbolo da sua marca famosa pelo corte dos seus modelos - é um dos logótipos mais reconhecidos na América. Graças ao seu sucesso, ficou conhecida como a 'Rainha dos Jeans'. De acordo com a mesma publicação, em 1982 aventurou-se no mundo da perfumaria e lançou aquela que viria a ser a primeira de várias fragrâncias para mulher: Vanderbilt.

A nível pessoal não teve tanta sorte. Foi casada quatro vezes e teve quatro filhos: Leopold, Christopher, Carter (que faleceu aos 23 anos) e Anderson. Marlon Brando e Frank Sinatra foram duas das figuras do mundo do entretenimento com quem manteve um caso amoroso. "O nosso affair não durou muito tempo, mas ele entrou de rompante numa altura importante da minha vida, e ficámos amigos", disse a propósito do intérprete de 'My Way' na sua página oficial de Instagram.

Apesar dos seus quatro divórcios, era uma romântica que, aos 95 anos e nas palavras do filho mais novo, "ainda acreditava que o seu grande amor está ao virar da esquina."

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.