Apesar dos muitos debates e reivindicações, as desigualdades salariais na indústria do entretenimento continuam a existir, mas os primeiros sinais de mudança já são visíveis. Prova disso é a nova série televisiva da HBO, 'The Duce', onde a atriz Maggie Gyllenhaal e o ator James Franco irão receber o mesmo salário.

Contudo, Maggie diz sentir-se “culpada” por ter atingido a paridade salarial no mais recente projeto, do qual é, além de atriz, produtora. No programa radiofónico Sirius XM Insight, a artista falou abertamente sobre o processo que levou ao seu aumento remunatório.

“É uma história curiosa. Do nada, recebi uma chamada onde me disseram que a HBO ia aumentar consideravelmente o meu saláro. Sendo muito sincera, a primeira coisa que senti foi culpa. Cheguei até a pensar que não fosse justo, mas isso foi porque nos habituaram a pensar assim”, começou por contar.

Terminada a chamada, as dúvidas mantiveram-se até ao momento em que Gyllenhaal percebeu que o seu trabalho foi devidamente reconhecido. “Foi preciso um dia inteiro para perceber que não, que esta era a recompensa por muitos anos de injustiça. Houve, sequer, alguma vez em que recebi tanto como os homens com quem contracenei?”, questionou.

A atriz terminou a conversa com um agradecimento à HBO pela maneira como lidou e geriu este caso e, sobretudo, pelos primeiros passos dados rumo a um direito a que muitas mulheres não têm acesso.

Leia Também: As semelhanças da princesa Charlotte com o pai e a avó