Na passada terça-feira, dia 4 de abril, Luísa Castel-Branco foi até ao programa de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira.
Numa conversa franca, a escritora de 61 anos fez uma revelação que surpreendeu os fãs: sofre uma doença degenerativa há vinte anos, de nome Hidradenite Supurativa.
“Como o médico explicou, a HS afeta o tecido adiposo e manifesta-se em V, ou seja nas axilas, nas mamas e nas zonas íntimas”, começa por esclarecer no programa ‘Você na TV’. Luísa explicou que esta doença acaba por limitá-la no dia-a-dia e impedir de ter uma vida normal: “Esta doença é incapacitante por várias razões, mas a principal é porque estou 24 horas por dia com dores e isso limita”, disse.
Recorde-se que em 2004, a mãe de Inês Castel-Branco passou igualmente por má fase a nível de saúde, ao sofrer um AVC.
O que é a Hidradenite Supurativa?
A Hidradenite Supurativa é uma doença inflamatória localizada nas virilhas, períneo, região do ânus e nádegas. Manifesta-se por vezes nas aréolas mamárias e pregas submamárias. Numa fase inicial, caracteriza-se pelo aparecimento de lesões cutâneas inflamatórias superficiais ou profundas, formando nódulos dolorosos. Com as sucessivas crises formam-se abcessos, fístulas (orifício ou canal patológico que permite a passagem de matérias orgânicas, como pus, urina ou fezes) e úlceras com eliminação de pus, associados a cicatrizes retraídas.
Comentários