Perante audiências compactas, Kirk Douglas deu este fim-de-semana uma lição na arte de representar. O actor, de 92 anos, subiu ao palco do Kirk Douglas Theatre, em Culver City, para duas récitas de um monólogo que resume uma das mais brilhantes carreiras de Hollywood.

A peça intitula-se "Before I forget" ("Antes que me esqueça"), tem 90 minutos de duração e foi escrita pelo próprio actor. Nas récitas de sexta-feira e domingo passados, Kirk Douglas estava no seu melhor - apesar da patente dificuldade na fala, resultante de uma embolia, há 12 anos.

Na assistência, o actor Michael Douglas, filho de Kirk, estava visivelmente emocionado. Antes do início do espectáculo, o veterano confessara à Imprensa: "Quando sofri a embolia, passei a ver as coisas de outra forma. Este meu ‘show' mostra como vejo as coisas hoje, o que me aconteceu e como me afectou, para o bem e para o mal".

No final, o público saudou de pé a memorável representação de Kirk Douglas, que não pôde esconder as lágrimas. Ao longo da sua carreira, Kirk participou em mais de 80 filmes, o mais célebre dos quais foi "Spartacus".

O ciclo de "Antes que me esqueça" é encerrado com mais dois espectáculos, agendados para 13 e 15 deste mês, no Kirk Douglas Theatre de Culver City, na Califórnia.