José Mourinho esteve ontem na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, onde foi distinguido com o título de Doutor Honoris Causa pelo seu trabalho na área do futebol.

Licenciado na mesma Faculdade há 20 anos, o ‘special one' aproveitou para rever antigos professores e deixar uma mensagem de incentivo aos actuais alunos. "Não sou exemplo em muitas coisas, mas quero ser exemplo no sentido em que tive um sonho e fui atrás dele", disse.

Emocionado, o actual treinador do Inter de Milão referiu estar grato e orgulhoso pelo título. "No escondo que sou conhecido no mundo inteiro, levado pela força e pela popularidade inigualável do futebol, mas a Universidade Técnica de Lisboa nada me deve, sou eu o devedor e sinto-me eternamente grato pelo galardão, que mais me orgulha e me enobrece", afirmou no seu discurso de agradecimento.

Figura incontornável do futebol mundial, Mourinho foi elogiado por José Alves Diniz, padrinho do doutorando e presidente do Conselho Directivo da Faculdade. "Se quisermos condensar numa palavra aquilo que melhor define José Mourinho, essa palavra é: superação. Essa procura tenaz que ele faz sempre para ultrapassar as situações, embora conduza a alguma transgressão, o que o torna numa figura controversa", disse.

E acrescentou: "Não é por acaso que foi eleito por duas vezes o melhor treinador do mundo. É um grande treinador, é um grande desportista. Conhecemos em José Mourinho um homem que tem conquistado o sucesso e não tem receio de o afirmar, deixando para trás os falsos pudores que recaem sobre o futebol".