Uma exposição de arte pop que tem como cabeça de cartaz uma foto da actriz Brooke Shields nua aos 10 anos de idade está a causar grande polémica em Londres.
Assinada pelo artista Richard Prince e datada de 1983, a obra foi feita a partir de uma imagem captada pelo fotógrafo Gary Gross e mostra a então menina completamente despida, enquadrada do joelho para cima, usando maquilhagem carregada e olhando directamente para a câmara.
Organizações de combate à pedofilia já exigiram a retirada desta obra da exposição que abre esta quinta-feira ao público na Tate Modern, mas os responsáveis da galeria parecem decididos a mostrá-la. Dizem que pediram um parecer legal e que, para não ferir susceptibilidades, vão exibir a foto de Brooke Shields numa sala separada e com uma placa de aviso, alertando o público para o facto de se tratar de uma imagem "challenging" (desafiadora/provocadora).
A verdade é que esta "provocação" tem dado enorme publicidade à mostra, que pretende fazer "uma releitura de alguns dos maiores legados da arte pop".
Entre outras atracções está a obra "Made in Heaven", que o artista Jeff Koons apresentou na bienal de Viena de 1990 para imortalizar a sua união com a ex-actriz porno e ex-deputada italiana Cicciolina.
Comentários