A terceira gravidez de Fernanda Serrano vai trazer-lhe mais uma menina. A actriz confirmou à Imprensa que, aos quatro meses e meio de gestação, já sabe que vai ter uma rapariga.

A notícia apanhou toda a gente - incluindo Fernanda Serrano e o marido, o apresentador Pedro Miguel Ramos - de surpresa. A actriz acabou em Setembro de 2008 uma série de tratamentos contra um cancro da mama que lhe fora diagnosticado em Fevereiro passado.

Em Novembro, numa conferência de imprensa, Fernanda frisou que já não pensava em ter mais filhos e que engravidar nos próximos dois anos não era recomendado clinicamente. "Não existe esta impossibilidade (de voltar a engravidar). Mas nos próximos dois anos não é aconselhável fazê-lo. Adoro ser mãe, mas não é algo em que pense", referiu Fernanda na altura.

Mal sabia a actriz que já estava grávida desde o fim dos seus tratamentos. Os médicos, que têm sido ouvidos pela Imprensa, estão de acordo em que há um risco agravado, especialmente para a mãe, que pode vir a desenvolver novamente tumores cancerígenos.

"Se ela fez radiações e quimioterapia, é arriscar um bocadinho engravidar tão perto do final dos tratamentos. É uma questão de bom senso", alertou João Moura Pereira, presidente da Sociedade Portuguesa de Senologia.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina da Reprodução, Daniel Pereira Silva, ressalta o risco de o estímulo hormonal da gravidez interferir na evolução da doença. "Não aconselharia nunca uma paciente a engravidar nesta altura, a não ser que fosse uma grande vontade dela", referiu.

Por indicação médica, Fernanda Serrano adiou os seus compromissos profissionais, entre eles a estreia da sua peça "Frida Khalo - Viva la Vida". Segundo informação divulgada num comunicado da produtora UAU, a actriz manter-se-á a partir de agora em repouso absoluto.