Viky Fernandes, Carla Andrino, Mafalda Arnauth e Patrícia Tavares são algumas das muitas figuras públicas que decidiram apadrinhar a 14ª edição portuguesa da Corrida Terry Fox, uma iniciativa solidária que visa angariar verbas para a luta contra o cancro.

A apresentação decorreu ontem, na Embaixada do Canadá em Lisboa, que é uma das promotoras da Corrida. Um cortejo de celebridades fez questão de comparecer para dar o seu apoio à iniciativa, patrocinada ainda pela empresa farmacêutica Roche e pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

"Já apoiei várias vezes esta causa, mas oficialmente é a primeira vez que me convidam", explicou a sempre elegante Viky Fernandes. "Já que estamos sempre a aparecer nas revistas, ao menos que seja por uma causa nobre como esta", reforçou Carla Andrino, outra das celebridades eleitas para dar mais visibilidade ao evento. Mónica Sintra, Quimbé e Fernando Alvim também lá estiveram com a mesma intenção: emprestar a sua fama e o seu prestígio a uma boa causa.

Sempre bem-humorado, Fernando Alvim prometeu participar na corrida, marcada para o próximo dia 16 de Maio, mas com uma condição: "Que a Mónica Sintra vá de calções", gracejou. "Depois terá certamente necessidade de se refrescar, o que vai proporcionar interessantes imagens para todos os presentes, incluindo eu", concluiu, provocando a gargalhada geral. Mónica não se ficou atrás: "A promessa está feita: eu lá estarei de calções, portanto o Alvim também terá de comparecer".

Menos divertidos são os motivos de Paulo Vintém para abraçar esta causa: "Faço-o essencialmente pelos meus pais", revelou o ex-D'ZRT. "Quando eu tinha um ano, a minha irmã morreu vítima de leucemia. Sinto que, ao participar neste tipo de iniciativas, estou a ajudar".  

A campanha deste ano intitula-se "Dê uma mão na Luta Contra o Cancro". A cada participante na corrida (de entrada livre) será pedido que deixe a marca da sua mão, em tinta, num gigantesco mural - e a farmacêutica Roche entregará 2 euros por cada mão à Liga Portuguesa Contra o Cancro. Por isso, "quanto maior for o número de participantes, maior será o apoio financeiro e o número de bolsas de investigação de Oncologia pagas pela doação", explicou Manuela Rilvas, dirigente da Liga.

A Corrida Terry Fox, que anualmente se realiza um pouco por todo o mundo, está marcada em Portugal para o próximo dia 16 de Maio, no Parque das Nações. A inscrição dos participantes será feita a partir das 9h 30m e o tiro de partida soará às 11 horas. O nome da prova imortaliza o esforço do falecido atleta canadiano Terry Fox, que depois de perder uma das pernas, afectada por um sarcoma, se tornou activista na luta contra o cancro.

Veja quem mais quis associar-se a esta causa nobre.