Vanessa Oliveira e Ana Rita Clara, Ricardo Pereira e Sílvia Rizzo andaram ontem pelas ruas de Lisboa numa acção de alerta contra ladrões e assaltantes.

Mobilizadas pela Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV), que assim quis assinalar o Dia Europeu da Vítima de Crime, as estrelas dividiram-se em dois grupos e percorreram a Rua Augusta e o Saldanha, alertando os transeuntes para questões de segurança na rua, em casa, e, sobretudo, nos transportes públicos, onde ocorre o maior número de assaltos.

"Já me assaltaram o carro duas vezes, mas nunca sofri nenhum ataque a nível físico. Morro de medo que aconteça", revela Vanessa Oliveira, a SapoFama, preocupada com os índices de criminalidade em Portugal.

"Quando saio à noite, não levo os documentos principais nem os cartões de crédito. Levo o essencial na mala: 10 ou 15 euros, e a carta de condução que serve de Bilhete de Identidade. Se me quiserem roubar, não levam grande coisa", diz a beldade do "FamaShow", da SIC, que ficaria particularmente fula se lhe roubassem o telemóvel, como aconteceu recentemente com a actriz Rita Pereira.

Ricardo Pereira distribuiu brindes e panfletos da APAV, mas houve quem lhe pedisse, pura e simplesmente, um beijinho e um autógrafo. A inversão de papéis agradou ao galã das novelas da SIC, que nunca foi assaltado, nem mesmo no Rio de Janeiro (Brasil), a sua segunda casa e uma das cidades mais perigosas do mundo.

"Felizmente que nunca passei por nada disto. Quando era pequeno, roubaram-me um relógio à saída da escola. Hoje, tento ser discreto e guardar bem as coisas nos bolsos de dentro do casaco", confessa Ricardo Pereira que, quando andava de metro, assistiu de perto às minuciosas técnicas dos carteiristas.

"Vivo entre Portugal e o Brasil, um país onde nos ensinam a dar as coisas sem questionar. Aqui devemos fazer o mesmo e evitar lugares mais perigosos e/ou estar atentos ao que se passa à nossa volta", alerta o protagonista de "Perfeito Coração".

"Temos de dar um abanão à criminalidade", refere Ana Rita Clara, que também nunca sofreu na pele este tipo de experiência. "Se me acontecesse algo do género, não sei se entraria em pânico, mas quero tentar compreender. Uma amiga minha foi assaltada e, no, fim percebeu que o miúdo só queria desabafar", explica a jovem apresentadora da SIC, preocupada com as "questões sociais" inerentes a este tipo de delitos.

Anabela Teixeira, Cláudia Semedo, Francisco Areosa, Francisco Mendes e Sílvia Rizzo também saíram à rua cara pela campanha da APAV.

Veja como abordaram as pessoas e saiba os truques dos famosos para enganarem os larápios.(Texto: Joana Côrte-Real)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)