Ao longo de um ano, são dezenas as famosas que fazem as delícias dos compradores das revistas masculinas. Mas em 2008, três nomes destacaram-se: Luciana Abreu, na capa da FHM, Joana Duarte, na Maxmen e Sónia Araújo, pela GQ. Conheça os números... e as fotos.Luciana Abreu, de menina a mulher na FHM
Luciana Abreu, protagonista da edição de Fevereiro, foi a rainha da FHM em 2008. A menina da SIC, de 23 anos, foi a campeã, com 80 mil revistas vendidas. Segundo João Godinho, o director da publicação, a razão é simples: "As pessoas estavam habituadas a vê-la como Floribella e não estavam à espera de ver aquela transformação em mulher sexy. Isso suscitou uma corrida às bancas para comprar a revista".
A explicação ganha mais força se recordarmos que Luciana Abreu foi eleita a mulher mais sexy de Portugal, alguns meses depois, no ranking realizado anualmente pela FHM, "As 100 Mais Sexy".
A ex-Floribella surgiu na FHM loira e sexy, com um fato de banho desenhado por Fátima Lopes e criações de Dino Alves, Filipe Faísca e Ana Sabino. Depois de a edição estar nas bancas, Luciana revelou estar muito satisfeita com o resultado. Curiosamente, a produção foi da responsabilidade de Merche Romero.
Para trás ficaram outras belezas como Mafalda Pinto (capa de Janeiro) e Ruth Marlene (capa de Agosto), que, apesar do sucesso, venderam apenas cerca de 47 mil revistas cada uma.
Joana Duarte, a prenda de aniversário da Maxmen
A actriz Joana Duarte, que se tornou conhecida do grande público no papel de Matilde, em "Morangos com Açúcar", foi escolhida para dar vida ao número comemorativo do sétimo aniversário da Maxmen.
Afinal, a prenda acabou por ser mesmo para a revista, que conseguiu nesse mês as maiores vendas do ano, com mais de 55 mil exemplares.
Luís Merca, director da Maxmen, explica o sucesso: "Em primeiro lugar, logicamente, o mérito é da Joana, que tem uma imagem muito apelativa junto dos nossos leitores. Mas também foi importante tratar-se da edição do 7º aniversário da Maxmen. Por essas duas razões, houve uma maior mediatização e e um maior esforço de promoção à volta desta edição".
Joana Duarte, de 22 anos, disse na altura que aceitou o convite pelo dinheiro mas, ainda assim, gostou muito do resultado final.
No que toca às vendas da Maxmen, há ainda a destacar a edição de Fevereiro, que exibia na capa a apresentadora Rita Andrade, que vendeu cerca de 52 mil exemplares. Seguiu-se o número de Janeiro, com Cláudia Jacques na capa e vendas superiores a 51 mil exemplares. Por último, também a Miss Portugal Andreia Rodrigues fez sucesso na capa do mês de Agosto, atingindo cerca de 50 mil exemplares vendidos.
Sónia Araújo, a surpresa da GQ
Apesar de as fotos da apresentadora das manhãs da RTP não serem muito ousadas, Sónia Araújo, de 38 anos, conquistou os leitores da GQ com a produção feita num sótão do Teatro da Trindade.
O director da GQ, Domingos Amaral, revelou ao "24horas" que o "factor novidade" terá sido uma das razões para o sucesso da revista, uma vez que Sónia nunca tinha feito nada do género. Mas há outros factores a ter em conta: "Era o primeiro número de Verão e, nesta altura, as pessoas estão mais predispostas a comprar revistas. Depois, também tinha uma promoção que era a oferta de um guia com os segredos de Portugal...".
Recorde as imagens das produções mais vendidas do ano.
Joana de Sousa Costa (texto)
Comentários